A definição de um conjunto de ações que venha a compor a estratégia de prevenção e atendimento em caso de ocorrências de sinistros (temporais e chuvas intensas, entre outras) foi um dos objetivos da reunião coordenada pelo prefeito Valdir Heck e Defesa Civil, com as secretarias e autarquias municipais. O encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira, no Gabinete do Prefeito. “A definição de novas estratégias pelo grupo de trabalho, deverá contribuir não só com as políticas públicas de prevenção, mas também para melhorar a efetividade do atendimento à população em situações de emergência”, explica o prefeito Valdir Heck.
De acordo com a coordenadora de Defesa Civil, Sandra Martins, o município de Ijuí vem se destacando como um dos mais bem organizados no setor. Ela atribui isso ao trabalho realizado em conjunto pelas Secretarias Municipal de Desenvolvimento Urbano, Obras e Trânsito, do Desenvolvimento Social, do Meio Ambiente, da Saúde, da Habitação, do Departamento Municipal de Energia (Demei) e do Departamento Municipal de Águas e Saneamento (Demasi), com o sempre presente apoio de instituições externas como o Corpo de Bombeiros. “A articulação integrada de todos esses setores, tem nos permitido atender com agilidade a população em situação de risco”, explica.
Sandra observa, ainda, que o trabalho de Defesa Civil se constitui principalmente de ações de prevenção e que o grupo, a partir desta reunião, procurará desenvolver estratégias de ação nesse sentido, já que se aproxima a estação climática, na qual geralmente se registra o maior número de ocorrências. “O objetivo dessas discussões é fortalecer o trabalho preventivo”, afirma a coordenadora da Defesa Civil.
Ainda durante a reunião, o prefeito Valdir Heck reforçou a importância da manutenção e limpeza das galerias, bocas-de-lobo e canalização, com o objetivo de evitar pontos de alagamento. “Esse trabalho já vem sendo realizado e com bons resultados. Mas precisamos estar sempre atentos para reduzir cada vez mais o número de ocorrências”, conclui.
O prefeito também orientou os presentes para que haja uma avaliação técnica por parte das equipes da Secretaria de Meio Ambiente e do Demei quanto à eliminação de galhos secos e de árvores comprometidas tanto nas Praças como no Bairro Modelo, onde as mesmas, embora a indiscutível beleza, podem oferecer riscos à população.