O governador Eduardo Leite esteve em Passo Fundo, nesta sexta-feira (4/8), para participar da celebração de anúncio da construção da primeira usina de etanol em grande escala do Rio Grande do Sul. O vice-presidente Geraldo Alckmin e uma comitiva do governo federal também estiveram presentes no evento.
Durante a cerimônia, a empresa Be8 oficializou com a prefeitura de Passo Fundo o termo de compromisso de construção de uma planta industrial para produção do biocombustível. Com investimento de R$ 556 milhões, a nova fábrica deve ser concluída até 2025.
Antes da solenidade, as autoridades conheceram as instalações da Be8, antiga Bsbios. Durante o percurso, Leite visitou um laboratório e conheceu os tipos de biocombustíveis que serão produzidos a partir de grãos de culturas de inverno como milho, trigo, triticale, arroz e sorgo.

A capacidade de produção da nova usina será de 220 milhões de litros por ano. Hoje, o Rio Grande do Sul produz menos de 1% da demanda interna, que é de cerca de 1 bilhão de litros por ano.
O governador disse que, além de alavancar a capacidade de produção e de suprimento da demanda de etanol do Estado, o novo empreendimento impactará positivamente o setor agrícola. “Ao produzir aqui o etanol, aumentaremos a demanda pelas culturas de inverno. Só com essa indústria, vamos sair de 1% da capacidade de produção para o consumo interno para cerca de 24% até 2027. Isso também demandará mais da produção primária com as culturas de inverno, gerando renda no campo e na cidade”, projetou.
O novo empreendimento criará quase 150 empregos diretos e mais de mil indiretos. No ano passado, o governo do Estado já havia firmado um protocolo de intenções incluindo o projeto da usina de Passo Fundo no programa Pró-Etanol, concebido para alavancar a produção do biocombustível no Rio Grande do Sul.
Na quinta-feira (3/8), o governador assinou um decreto que regulamenta a possibilidade de crédito presumido para os produtores de etanol em um patamar de 48% do ICMS devido. Leite disse que a política de incentivos faz parte do papel do Estado para aumentar a competitividade.
Texto: Thamiris Mondin/Secom
Edição: Vitor Necchi/Secom