Popularização de celulares acabou com os orelhões – NoroesteOnline.com

Popularização de celulares acabou com os orelhões

20 de agosto de 2026
Compartilhar

As velhas estruturas do telefones públicos ainda resistem ao tempo, mesmo sem funcionar, nas ruas de cidades em todo país. No passado, quando uma linha de telefone custava praticamente o valor de um carro, poucas famílias tinha o telefone em casa. A maioria da população recorria aos tradicionais “orelhões” para fazer ligações.
No auge da telefonia fixa, o Brasil chegou a ter mais de 1 milhão de orelhões, hoje se resumem a menos de 30 mil, muitos sequer funcionam, outros, tem linha liberada gratuitamente, já que hoje não há vendas de cartões telefônicos.
Os orelhões operaram por décadas com fichas telefônicas, que também eram utilizadas em cabines nas centrais de telefonia, como na conhecida CRT, a Companhia Riograndense de Telecomunicações, nos últimos anos as fichas metálicas foram substituídas por cartões, muitos colecionáveis.
Em Ijuí, ainda ĥá alguns orelhões, um deles está de fronte ao prédio que por muitos anos abrigou a CRT, na esquina da rua Floriano Peixoto com a rua Tiradentes.

Profissional do Futuro Unijuí

3 de julho de 2026
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Acessar o conteúdo