Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 18, nas dependências da Câmara de Vereadores de Ijuí, uma audiência pública com os moradores que residem as margens da viação férrea em Ijuí.
A associação formada pelos moradores que residem nas imediações da linha férrea, que hoje somam mais de 800 pessoas em Ijuí, buscam a retirada dos trilhos, hoje sob o domínio da Rumo, no perímetro urbano no município. Também estiveram presentes os vereadores Junior Piaia, Ricardo Adamy e Adalberto Noronha, o deputado estadual Jéferson Fernandes e o ex-prefeito Fioravante Ballin.
De acordo com a fala do deputado, o Dnit, informou ontem, que na cidade de Cruz Alta a área de domínio da linha férrea seria de 7 metros para cada lado dos trilhos e não de 15 metros, como pedia judicialmente a ALL/Rumo Malha Sul. “Essa medição mostra que pode ter acontecido má fé da ALL na ação, e isso pode acontecer também aqui em Ijuí, já que o Dnit estipulou essa metragem de sete metros, assim muitas casas já não estariam dentro da área de domínio da concessionária”, disse Fernandes.
O despacho do Dnit reacendeu uma polêmica, já que se a área de domínio for menor, várias famílias não seriam atingidos. Fernandes também ressaltou que em alguns casos, famílias entraram com ação contra o município e foram indenizadas. Em Cruz Alta, o prefeito Wilson Roberto fez um cálculo de uma possível indenização, e esse valor chegaria a R$ 2 bilhões, algo inviável para os pequenos municípios.
Em Ijuí, não são somente residências que estão invadindo a área de domínio da ALL, mas também prédios comerciais, como é o caso do prédio da antiga Ceriluz, junto a Rua Do Comércio, que hoje abriga setores da prefeitura.
Na próxima quinta-feira, deve ocorrer a reunião em Brasília que pode definir as diretrizes que serão traçadas para o assunto que envolve as residências nas imediações da linha férrea.
