Durante sua fala na Câmara de Vereadores, quando teceu comentários sobre a criminalidade em Ijuí, o tenente-coronel Edilson Goes relatou que a instalação da Penitenciária Modulada em Ijuí foi um verdadeiro presente de grego para a cidade.
Na sua explicação, Goes relatou que hoje a Modulada tem quase mil detentos, enquanto a penitenciária de Santo Ângelo tem apenas 216. Em contrapartida o efetivo da BM de Ijuí é menor que o de Santo Ângelo. Goes disse que o problema maior hoje da BM é a falta de efetivo.
Mesmo assim, Goes evidenciou o belo trabalho que vem sendo feito pelo setor de inteligência da BM e também pela Força Tática, que vem realizando um belo trabalho em Ijuí, inclusive apresentando uma decrescente no número de assassinatos em Ijuí. Em 2020 até metade do ano foram 13 assassinatos contra 5 homicídios ocorridos neste ano.
Goes também destacou que Ijuí sobre com o tráfico de drogas e com a guerra de facções.