Abertura da Semana Acadêmica de Psicologia abre questionamentos sobre o acolhimento dos bebês – NoroesteOnline.com

Abertura da Semana Acadêmica de Psicologia abre questionamentos sobre o acolhimento dos bebês

27 de agosto de 2019
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A Semana Acadêmica do curso de Psicologia teve abertura das atividades na noite de segunda-feira, dia 26, no Campus Santa Rosa com a Egressa do curso e Psicóloga Fabiane Angelita Steinmetz, que abordou a temática “A função do cuidador no processo de subjetivação dos bebês que frequentam escolas de educação infantil” e a experiência no VI Congresso Internacional Transdisciplinar sobre o Bebê, em Paris na França.

Fabiane destacou a importância do lugar dos profissionais que acolhem os bebês na educação infantil. “O lugar dos profissionais é de maternagem, aconchego e subjetivação, visto que os bebês passam parte significativa do dia com esses profissionais. É importante que possamos olhar para esses profissionais com o valor que lhes cabe, enfatizando sua importância na vida dos bebês. Que esses profissionais possam ter orgulho legítimo de participar da constituição psíquica dos bebês”, afirma a psicóloga.

A profissional também relatou sobre a sua experiência VI Congresso Internacional Transdisciplinar sobre o Bebê, em Paris na França, que na oportunidade apresentou o trabalho, “A função do cuidador no processo de subjetivação dos bebês que frequentam escolas de educação infantil”. O estudo consistiu em uma parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da autora, exposto em formato de pôster.

“A Universidade abre a porta na medida em que o acadêmico compromete-se com o percurso, investindo subjetivamente em sua formação”, enfatiza Fabiane.

A programação da Semana Acadêmica segue até sexta-feira. A noite de hoje contemplará a atividade “Falas na clínica”. No dia 28, quarta-feira, “A escuta do Estrangeiro”, com os psicólogos Carolina B. Gross e Cláudio Joner e a “Exclusão social com pessoas em situação de vulnerabilidade”, com as palestrantes Flavia Flach, Daiane e Leticia Cella. Na quinta-feira, dia 29, “Diálogos em Psicologia Escolar e Educacional: O papel do Psicólogo na Escola”, com as profissionais Bruna Altman, Camila Heck e Mara Nowaczyk e “Psicologia Organizacional, a visão do trabalho das indústrias ao mundo digital”, ministrada pelos profissionais Janete T. De Aquino Goulart e Daniel Ruwer. E no último dia do evento, sexta-feira, apresentação do Grupo de Teatro do CAPS e I Mostra de Trabalhos de Psicologia.

Menção Honrosa

A Psicóloga Fabiane Angelita Steinmetz recebeu na segunda-feira, dia 26, Menção Honrosa da Câmara de Vereadores de Santa Rosa, pelo reconhecimento do trabalho realizado nas Escolas de Educação Infantil no Município de Santa Rosa, por meio da contribuição de sua pesquisa. A pesquisadora participou do VI Congresso Internacional Transdisciplinar sobre o Bebê, em Paris na França, e foi vencedora do Prêmio “Marie Claire Busnel” concedido para o melhor trabalho acadêmico, nesse formato, apresentado no Congresso.

Fabiane diz que a menção foi o reconhecimento por levar o nome da cidade e da Unijuí além das fronteiras. “Um momento de abrir caminhos para um novo olhar sobre os bebês e seus cuidadores. O bebê não é aluno, ele é nosso professor, sendo assim, eu retomo a palavra creche, utilizada na França. Em Paris os bebês vão para a creche, fala-se em educação após os três anos, antes disso não há olhar pedagógico, há olhar para a singularidade de cada bebê, respeitando seu tempo e evolução, que não é alçada pelos ponteiros do relógio”, conclui a psicóloga.

Vestibular de Verão UNIJUÍ 2020

30 de setembro de 2019
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content