Ações do Dia do Amigo da Fidene/Unijuí beneficiam pessoas e entidades nas regiões dos campi – NoroesteOnline.com

Ações do Dia do Amigo da Fidene/Unijuí beneficiam pessoas e entidades nas regiões dos campi

27 de agosto de 2018
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Há alguns anos, para celebrar o Dia do Amigo, a Fidene/Unijuí mobiliza seus setores para fazer o bem por meio de ações solidárias. A campanha é uma iniciativa do Programa de Relacionamento Interno da Universidade, o Sinergia. Neste ano, as atividades aconteceram nos meses de julho e agosto, envolvendo os técnicos-administrativos e de apoio e docentes, que por meio de sua solidariedade, beneficiaram centenas de pessoas.

Conheça as ações realizadas por cada setor e também a galeria de fotos:

Doação de equipamentos de informática para o Lar da Criança Henrique Liebich: a Coordenadoria de Informática, juntamente com o Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng), decidiu realizar a doação de computadores que não seriam mais usados na Instituição. A ideia é proporcionar às crianças acesso à internet, cursos e lazer. Funcionários, estagiários e bolsistas do DCEEng já estavam fazendo alguns reparos físicos na rede lógica e elétrica do laboratório do Lar, então foram somados esforços para a ampliação do espaço, com o objetivo de acomodar mais crianças ao mesmo tempo no laboratório. Foram disponibilizados sete computadores completos com tela LCD; cabos e conectores; equipamento concentrador e distribuidor de rede; além de teclados; mouse; CPU; monitores; cabos para ligação; réguas de energia; além da mão de obra para realização do serviço.

O Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA) também adotou o Lar Henrique Liebich como “amigo solidário”. Representantes da Escola realizaram a entrega de 150 unidades de detergentes e desinfetantes, que foram adquiridos com o apoio dos colaboradores e dos alunos da EFA.

Doação de livros: no campus Panambi, os colaboradores aderiram ao Projeto “Descongele suas Ideias”ligado ao Mestrado em Direitos Humanos da Unijuí e coordenado pela professora Vera Raddatz. O objetivo é estimular a leitura e a sensibilidade de estudantes, professores e visitantes da UniversidadeA “geladeira da leitura” foi colocada próxima à cantina do Campus.

Doação para aldeia Guarani: a equipe do Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP) arrecadou alimentos, roupas e cobertas. A doação será feita aos índios da aldeia Mbyá-Guarani, no interior de Santo Ângelo, onde residem cerca de quarenta pessoas, pertencentes a 12 famílias.

Doação de toucas ao Cacon: a Secretaria Acadêmica apoiou os voluntários do Grupo Costurando Toucas na compra de tecidos para a confecção dessas peças de vestuário. A ideia foi deixar uma mensagem de carinho e conforto com a entrega de mais de 70 toucas com intuito de “aquecer os corações” daqueles que estão lutando pela vida no Centro de Alta Complexidade em Oncologia do Hospital de Caridade de Ijuí (Cacon).

Doação de alimentos para sopas servidas a pessoas carentes: a Editora Unijuí, a Biblioteca Mario Osorio Marques, o Comitê de Ética e Pesquisa e o Corede-NORC fizeram, em conjunto, a doação de alimentos para a Igreja Assembleia de Deus Unidade Cristã, que serve sopa para pessoas carentes do Bairro Getúlio Vargas aos sábados ao meio-dia. São mais de 70 pratos servidos por voluntários. As sopas são preparadas com alimentos doados pela comunidade, mercados, fruteiras e padarias.

Doação de itens de higiene e limpeza: o Departamento de Humanidades e Educação (DHE) e o Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC) realizaram a doação de materiais de higiene e limpeza ao Lar Bom Abrigo, localizado no Distrito de Santana.

Doação de roupas e calçados para a Pastoral da Criança: a Agência de Inovação e Tecnologia da Unijuí fez a entrega de roupas e calçados à Pastoral da Criança da Igreja Católica do Bairro Pindorama. A Pastoral dá assistência a famílias carentes há mais de 20 anos e promove o desenvolvimento integral de cerca de 50 crianças em idade pré-escolar. O acompanhamento das crianças se dá por meio da consciencialização da família sobre seus direitos e deveres e sobre o desenvolvimento infantil, orientações sobre higiene e saúde, vacinação, acompanhamento nutricional, prevenção e tratamento de doenças. Além de roupas e calçados, a Agência doou uma quantia em dinheiro para auxiliar na preparação do próximo lanche para as crianças.

Doação de alimentos: a Controladoria arrecadou 60kg de alimentos e 11 litros de óleo e leite, que foram entregues à Pastoral da Ação Fraterna da Igreja São Geraldo, que mensalmente arrecada alimentos para famílias carentes dos bairros Getúlio Vargas, Alvorada e Ferroviário. Além da arrecadação, o trabalho também consiste na separação e montagem de cestas básicas. O trabalho social realizado pelo grupo é muito importante, eles arrecadam também roupas e cobertas, fazem reformas nessas peças e distribuem conforme a necessidade dos locais que visitam. A equipe da Controladoria contou com o apoio da Rádio Unijuí FM, que concedeu horário na rádio para uma entrevista com a Dona Eva, responsável pelo projeto, contribuindo para a divulgação dessa ação.

Doação de Sangue: a Coordenadoria de Marketing foi até o Banco de Sangue do Hospital de Caridade de Ijuí para fazer uma doação, alguns doaram sangue pela primeira vez. Além disso, a equipe produziu um vídeo que foi publicado na fanpage da Universidade mostrando o processo e também a importância desse ato, já que uma doação de sangue de até 450 ml pode salvar até quatro vidas.

Uma tarde de afeto e doação: a Reitoria da Unijuí realizou uma visita ao Lar do Idoso, no Bairro Gloria de Ijuí. Durante a visita aos 13 idosos que residem atualmente no Lar, foi realizada uma roda de prosa e chimarrão com os idosos. O encontro ainda rendeu um café da tarde, além da entrega de alimentos e produtos de higiene pessoal, que foram arrecadados pelo setor. Segundo a equipe, o que mais chamou a atenção foi a necessidade de mais visitas e diferentes meios de integração, propiciando harmonia e comunhão entre os moradores do Lar. A ideia é dar continuidade à ação, buscando levar a eles integração e momentos de lazer, com apresentações do Coral da Unijuí e também incentivando que os cursos de graduação realizem atividades no Lar com regularidade, visto que os idosos necessitam de acompanhamento periódico.

Dia do amigo com música e interação: a Rádio Educativa Unijuí FM visitou o Programa AABB Comunidade, que há mais de duas décadas atua em Ijuí promovendo complementação educacional para crianças e adolescentes por meio de atividades lúdicas desenvolvidas em várias áreas. A equipe da Unijuí FM realizou duas oficinas para mais de 20 estudantes de 7 a 12 anos. A primeira delas foi aos moldes do Programa Ações Sustentáveis nas Escolas, incluindo a audição de um conteúdo sobre meio ambiente no rádio ao vivo, uma conversa sobre a programação e os processos de comunicação e a possibilidade de os alunos serem locutores por um dia, falando ao microfone numa cabine radiofônica. A outra oficina foi voltada à música, com direito à muita sonoridade e participação dos alunos, que confeccionaram um instrumento musical com garrafa PET e sacola plástica, o Kazoo, que imita o som do trompete.

Doação para o Lar da Menina de Santa Rosa: o Campus Santa Rosa buscou atender as demandas da APROMES – Lar da Menina de Santa Rosa, com doações de materiais de higiene e limpeza, arrecadados pelos técnicos-administrativos e docentes da Universidade. O Lar da Menina necessitava de doações de materiais de higiene e limpeza, demanda que toda a equipe acolheu com muito carinho.

Doação de roupas e luvas para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis: a Assessoria/Núcleo de Cobranças e a Coordenadoria de Recursos Humanos escolheu a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Ijuí (Acata) para realizar a ação do dia do amigo. Tendo em vista os relatos das catadoras acerca da necessidade de roupas de inverno e luvas para trabalho, os setores arrecadaram o material para doação e efetuaram a entrega de 56 luvas novas e roupas às trabalhadoras. No local, durante a realização da entrega, observaram a necessidade de cada um fazer a sua parte, separar corretamente os resíduos, assim facilitando o trabalho das catadoras e diminuindo o impacto do lixo na natureza.

Doação à Associação de Apoio a Pessoas com Câncer – AAPECAN: a Unidade de Educação Continuada (UEC) e o Departamento de Ciências Exatas e Engenharia (DCEEng) realizaram a entrega de um auxílio em dinheiro, arrecadado entre os setores, à Associação de Apoio a Pessoas com Câncer. A Associação não possui fins lucrativos e busca auxiliar pacientes oncológicos e seus familiares, dispondo de hospedagem (para paciente e acompanhante), refeições e assistência de profissionais (assistente social, psicólogos, entre outros) durante o período do tratamento. O valor arrecadado será utilizado para a aquisição de medicamentos, fraldas descartáveis, alimentos, suplementos alimentares, leite ou até mesmo para pagamento de despesas eventuais.

Cuidado com o Lar: a Coordenadoria Patrimonial e de Serviços adotou a Missão Evangélica de Amparo ao Menor (Lar Meame) para o dia do amigo. O Lar acolhe crianças que sofreram algum tipo de violência doméstica. A equipe verificou as necessidades do lar e fez adequações como: instalação de luminárias externas; pintura; podas e cortes de grama; e adequação da calçada para transitar de uma casa para outra. Também foram doados cobertores e alimentos, além de material de higiene e de limpeza.

Apoio à família carente em Três Passos: no campus Três Passos foi realizada uma campanha de doação de roupas e mantimentos para uma família carente. Foi contribuído, ainda, com um enxoval para o bebê que vai chegar.

Doação à família carente de Ijuí: o Departamento Ciências da Vida (DCVida) fez uma doação à família de um paciente com paralisia cerebral, que faz acompanhamento com a equipe multidisciplinar na Unidade de Reabilitação da Unijuí (Unir).

Doação de Material Escolar: o Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais (DCJS) fez uma doação de material escolar à Escola Centenário. Os materiais foram arrecadados com colaboradores e estudantes do Curso de Direito, por ocasião da Aula Inaugural do 2º semestre.

Formação e Doação: o Núcleo de Educação a Distância promoveu uma formação para professores da Escola Municipal Fundamental João Goulart, ministrada por tutores do Núcleo. As temáticas abordadas abrangeram “Mapa Mental”, “utilização do Prezi” e “História em Quadrinhos” visando instrumentalizar os professores para o uso de metodologias diferenciadas em sala de aula. Na ocasião, também houve a doação de materiais de higiene aos alunos da Escola.

Pós-Graduação Unijuí

3 de dezembro de 2018
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content