Alunos da Educação Básica podem participar de Concurso de Desenho - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Alunos da Educação Básica podem participar de Concurso de Desenho

30 de março de 2021

Já estão abertas as inscrições do 5º Concurso de Desenhos para escolha da identidade visual da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2021, que acontecerá de 18 a 21 de outubro. Organizado pelo Museu Itinerante Ponto da UFMG, em parceria com a Coordenação-Geral de Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o concurso tem por objetivo estimular a criatividade, a divulgação e a popularização da ciência, tecnologia e inovação no Brasil.

Inspirados no tema “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”, podem participar do concurso alunos do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º Ano, e do Ensino Médio de escolas públicas e privadas.

Os autores ou responsáveis deverão preencher o formulário de inscrição disponível no site snct.museu.cp.ufmg.br. As inscrições, gratuitas, estão abertas até às 17h59 do dia 6 de maio.

O aluno vencedor será premiado com uma viagem a Brasília, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, para participar da cerimônia de abertura do evento, com direito a um acompanhante. O autor receberá um certificado de participação e terá seu nome divulgado no site do MCTI e em eventos relacionados à Semana. Também será conferido a cada um dos 10 finalistas a Menção Honrosa por destaque no concurso. O edital pode ser acessado neste link.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi estabelecida pelo decreto de 9 de junho de 2004, sendo realizada anualmente durante o mês de outubro, sob a coordenação do MCTI. A Unijuí, desde 2017, se insere na programação, a partir das atividades de ensino, pesquisa e extensão – começando, naquele ano, com a Mostra de Matemática e Ciclo de Palestras: Desencadeando as Feiras de Matemática do Rio Grande do Sul.

Segundo o professor Peterson Cleyton Avi, de lá para cá, a participação só se intensificou, com aporte de recursos do Ministério: em 2018, a Unijuí promoveu a Exposição de Ciência, Tecnologia e Inovação, além de Ciclo de Palestras, com os temas “A Matemática é para Todos” e “Seminário sobre utilização de aplicativos e internet no ensino de matemática”. Em 2019, foram realizados o Salão do Conhecimento e um grande evento com participação de mais de 7000 pessoas: A Mostra Científica Interativa do projeto Ciência para Todos.

“Desde 2019, o Salão do Conhecimento passou a acontecer no mês de outubro, durante a Semana Nacional. No ano passado, repetimos o evento, de forma online, e também realizamos a  I Feira Estadual de Matemática do Rio Grande do Sul de forma virtual. Tivemos recursos aprovados, via edital, para a realização do Ciência para Todos. No entanto, como a sua realização está prevista de forma presencial, adiamos para este ano a sua segunda edição”, explicou Peterson.

Assim como o concurso de Desenho, os eventos promovidos pela Unijuí buscam envolver alunos da Educação Básica, de escolas públicas e particulares de Ijuí e região, na promoção da ciência,  tecnologia e inovação. “Mesmos objetivos que queremos atingir com o Espaço Mais Inovação, que está sendo implantado pela Instituição”, reforça o professor, coordenador do projeto.

Saia da zona de conforto: faça pós-graduação Unijuí

23 de fevereiro de 2021
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados