Ano letivo das escolas municipais inicia dia 22 de fevereiro em Cruz Alta - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Ano letivo das escolas municipais inicia dia 22 de fevereiro em Cruz Alta

9 de fevereiro de 2021

Depois de um ano em que as aulas foram interrompidas pela Pandemia do Novo Coronavírus, é grande a expectativa para a retomada das atividades escolares em 2021. Em Cruz Alta a Secretaria Municipal de Educação elaborou um cronograma que vai ser dividido entre aulas presenciais e remotas, tudo para evitar aglomeração e manter a segurança dos alunos.

O ensino remoto será com atividades exclusivamente em casa e ensino híbrido, uma parte de aula presencial na escola e outra remota, em casa. As datas foram definidas conforme a estrutura das escolas e a quantidade de alunos.

– Dia 22 de fevereiro – iniciam as aulas através do ensino remoto para todos os alunos da rede de ensino municipal;

– Dia 15 de março – inicia o ensino híbrido para turmas do fundamental – anos finais;

– Dia 29 de março – inicia o ensino híbrido para alunos do fundamental – anos iniciais e pré-escola;

– Dia 12 de abril – inicia o ensino híbrido – maternal;

– Dia 19 de abril – inicia o ensino híbrido – berçário.

No modelo presencial as turmas serão divididas de acordo com o espaço das salas de aula, na qual cada aluno deve permanecer com distanciamento de 1,5 m (um metro e meio), ocorrendo revezamento por grupos para contemplar todos os alunos, ou seja, uma semana um grupo frequenta a escola e na outra permanece em casa com o ensino remoto. As aulas presenciais devem seguir todos os protocolos contra a Covid-19.

As escolas estão sendo preparadas para receber os alunos. A prefeitura está adquirindo máscaras, aventais, luvas, álcool em gel e medidores de temperatura para garantir a segurança dos alunos, professores e servidores. Os profissionais da Educação que fazem parte do grupo de risco, vão passar por uma perícia e devem trabalhar apenas com o ensino remoto.

O Secretário Municipal de Educação, Moacir Marchesan Júnior, visitou as escolas e conversou com os diretores sobre o retorno das aulas. “As escolas estão sendo preparadas para receber alunos, a maioria ainda não possui condições de receber os alunos com esse modelo de distanciamento, por falta de manutenção que não foi realizada durante o ano de 2020 devido”, afirmou o Secretário.

Conforme o Secretário de Educação, não é somente Cruz Alta que irá retornar com as atividades escolares de forma híbrida, essa decisão foi tomada em conjunto com prefeitos e secretários da região.  “Toda a região também vai retornar com o ensino híbrido e algumas escolas no modo presencial. No ano passado o ensino e a aprendizagem ficaram prejudicadas, então nós temos que voltar o aluno pelo menos uma vez por semana para tirar as dúvidas”, pontuou Marchesan.

No primeiro trimestre a rede de ensino municipal vai retomar os conteúdos trabalhados no ano de 2020, no período em que as aulas foram realizadas de forma remota. Já a modalidade de ensino presencial não será obrigatória, os pais receberão um termo de responsabilidade no qual deverão optar pelo ensino híbrido ou remoto.

Saia da zona de conforto: faça pós-graduação Unijuí

23 de fevereiro de 2021
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados