Campus Santa Rosa da Unijuí será sede do 32º Seminário Diocesano de Educação - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Campus Santa Rosa da Unijuí será sede do 32º Seminário Diocesano de Educação

18 de agosto de 2022

Na próxima semana, a Unijuí irá sediar o 32º Seminário Diocesano de Educação. O evento é destinado a professores das redes públicas e privadas, e a lideranças civis, religiosas e políticas da Região das Missões e de Santa Rosa. O Seminário irá ocorrer na segunda-feira, 22 de agosto, no Colégio Teresa Verzeri, em Santo Ângelo, e na terça-feira, dia 23, a programação se repete no campus Santa Rosa da Unijuí.

Segundo o professor Cênio Back, coordenador do evento juntamente com o padre Aloísio Ruedell, o Seminário Diocesano de Educação ocorre desde 1977 e, devido à pandemia, havia sido interrompido, sendo retomado neste ano. “Este é um evento que nasceu na época da Ditadura Militar. A Igreja Católica emprestou seu espaço, sua voz para dar vazão àquilo que havia sido reprimido quando professores e outras classes não podiam se reunir”, explicou Cênio sobre a origem do evento.

Com o tema “Fraternidade e Educação”, o Seminário é um aprofundamento daquilo que a Campanha da Fraternidade deste ano já havia tratado no Brasil. O intuito é proporcionar um espaço de reflexão crítica sobre a educação brasileira. “Um dos objetivos é promover uma educação comprometida com novas formas de economia, de política e de progresso verdadeiramente a serviço da vida humana e, em especial, dos mais pobres”, ressaltou Cênio.

O Seminário é promovido pela Diocese de Santo Ângelo, com apoio da Unijuí e de outras Instituições de Ensino. Interessados em participar do evento podem realizar a inscrição através deste link ou ainda na 17ª, 14ª e 32ª Coordenadorias Regionais de Educação e nas Secretarias Municipais de Educação de Santo Ângelo e Santa Rosa, entidades que também são parceiras na realização do evento.

Confira a programação completa:

8h30: Abertura

Momento de espiritualidade

Palestra: Fala com sabedoria, ensina com amor – Prof. Dr. Silvio Antônio Bedin

Espaço para perguntas e debates

 

13h30: Momento cultural com o Coral Guarani

13h45: Projeto Missões Jesuítico Guarani

Palestra 1: Sensibilização e aspectos históricos – José Roberto de Oliveira

Palestra 2: O ensino do tema missioneiro nas escolas e a nova proposta – Pe. Luiz Fernando Medeiros (Unisinos)

Palestra 3: O grande Projeto Missões como agente de transformação – Álvaro Medeiros de Farias (pesquisador)

Espaço para perguntas e debates

16h: Encerramento

Pós-Graduação Unijuí – Para quem reinventa o amanhã

29 de março de 2022
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados