Canil de Ijuí está sem nenhum cachorro, "todos foram adotados", garante secretário - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Canil de Ijuí está sem nenhum cachorro, “todos foram adotados”, garante secretário

30 de abril de 2019

O fato foi divulgado primeiramente nas redes sociais por membros de Ong’s que foram até o Canil Municipal, ou Centro de Zoonoses, localizado ao lado do Aeroporto, e não encontraram mais os animais. De acordo com um vídeo divulgado por Celiane Valendorf Oliveira, que luta pela causa animal em Ijuí, em contato com uma veterinária do município os cachorros foram adotados e alguns que restaram foram tutelados por pessoas da secretaria de Meio Ambiente.

A reportagem do Noroeste Online entrou em contato com o secretário de meio-ambiente do município de Ijuí, Antenor Weiler para saber o que aconteceu com o animais, já que em média, nos últimos anos o Canil sempre teve uma população de cerca de 30 a 40 animais.

De acordo com Antenor, este ano foram realizadas diversas campanhas de adoção de cachorros e a população foi diminuindo gradativamente. O secretário enfatizou que nas últimas campanhas foram adotados 29 animais, restando 8 no canil. Posteriormente foi feito um trabalho com algumas pessoas para que estes também fosse adotados e mais 5 acabaram ganhando um lar. Ao final sobraram 3 cães, mais idosos ou doentes que necessitam de tratamento e o secretário optou por levar eles para casa.

“Esses três cães precisam de tratamento e eu levei para minha casa onde posso atendê-los sem ter que deslocar pessoal todo dia até o canil, além de sabermos que lá é um lugar onde pode haver contaminação. O canil não está desativado, porém conseguimos deixá-lo sem animais, mas se precisar tem lugar. Existe uma decisão judicial para fechar o canil, mas este só será fechado após a nova área, na antiga Fepagro, ficar pronta”, explicou Antenor. O secretário disse ainda que foi até o Ministério Público, onde entregou documentos provando que os cães foram adotados ou tutelados.

“Chegaram a dizer que matamos os cachorros, jamais faríamos isso”, enfatizou Antenor.

Veja o documento entregue pelo secretário ao Ministério Público:

Foto Principal: Divugação redes sociais

Veja o vídeo postado por Celiane de Oliveira nas redes sociais, na segunda-feira, 29 de abril:

 

https://www.facebook.com/celiane.valendorfoliveira/videos/10213359082164238/

EAD Unijuí 2023 | Conectando Futuros

2 de março de 2023
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados