Na regional da Emater/RS-Ascar de Ijuí, segue colheita do melão. As lavouras apresentam diminuição da incidência de míldio.
As condições do tempo vêm favorecendo a atividade apícola, com boa movimentação dos enxames, que aproveitam as floradas de primavera para coleta de néctar. As temperaturas mais altas e a retomada da umidade no solo favorecem o desenvolvimento da flora campestre, aumentando a disponibilidade de do pasto apícola.
Entre as atividades realizadas pelos apicultores, estão as roçadas nos apiários e acessos, transferência de enxames capturados das caixas iscas para caixas definitivas, monitoramento de pragas e predadores principalmente formigas, retiradas de traças, instalação de caixas iscas, monitoramento do espaço nas caixas e instalação de melgueiras.
A ocorrência de chuvas no final de novembro favoreceu o rebrote e o crescimento das pastagens em implantação e em estabelecimento. As espécies de verão, tanto as perenes (tífton e jiggs), como as anuais (capim sudão e milheto), aumentaram a oferta de pasto após as chuvas, uma vez que vinham apresentando dificuldade de se desenvolver devido à falta de umidade no solo, somada às altas temperaturas e radiação solar.
Na maior parte das regiões, mesmo com as chuvas, o rebrote do azevém é quase nulo. Os campos nativos vêm aumentando gradativamente sua oferta de forragem, já proporcionando condições de pastejo. Os produtores aproveitaram o retorno da umidade no solo para fazer a adubação nitrogenada em cobertura, visando acelerar o rebrote e o crescimento das forrageiras.
Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra.
O Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.