O Corregedor do TJRS (Tribunal de Justiça) recebeu o protocolo do pedido assinado pelos representantes do Município (OAB, Executivo, Legislativo e entidades Civis e vai dar encaminhamento afirmando que foi a maior comitiva recebida para tal solicitação e que o pleito será analisado com base nos estudos já existentes do próprio TJ e nos dados apresentados.
Pelo Poder Executivo, estiveram presentes o prefeito Andrei Cossetin, o secretário de Governo Chico Ortiz, secretário de Habitação Marcelo Buss, procurador geral do município, Jordano Lorenzoni e o assessor jurídico do município de Ijuí, Alan Arais Lopes que participaram de reunião no Palácio da Justiça do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.
Já pelo Poder Legislativo estavam presentes o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Braga e vereadores Ricardo Adamy, Bruna Gubiani, Rodrigo Noronha, Matheus Pompeo e Bira Erthal.
Na oportunidade, o Tribunal de Justiça do RS, na pessoa do Desembargador Giovanni Conti, recebeu da presidente da 23ª Subseção da OAB de Ijuí, Maria Cristina Lucion, da diretora do Fórum de Ijuí, Simone Brum Pias, e do presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, o documento assinado com a exposição dos motivos pelos quais a comarca de Ijuí postula a elevação de entrância. “É de suma importância a participação de todos os representantes na empreitada que abrange o município de Ijuí e municípios que abrangem a Comarca, em clara demonstração de que é possível que o Executivo, o Legislativo, a OAB e Judiciário trabalhem em parceria para melhorar a vida do jurisdicionado e da comunidade, e a Elevação de Entrância é peça fundamental nesse processo”, destacou a presidente da OAB de Ijuí.
O desembargador Giovanni Conti afirmou que irá analisar a solicitação da elevação de entrância e parabenizou a comitiva de Ijuí pela união em busca desse objetivo. “Posso garantir que vamos examinar com todo o carinho. E quando há união das instituições para um objetivo qualquer, esse objetivo é atendido”, salientou Conti.
Na oportunidade a comitiva ijuiense, formada também por vereadores e membros do poder judiciários e OAB se reuniram com a Corregedoria do Tribunal de Justiça do RS, onde foi protocolado o pleito para elevação da Entrância da Comarca de Ijuí, de intermediária para final.
Foto: Marieli Lapinski | MPRS