Comunidade de Cruz Alta conhece oficialmente o calendário de eventos dos 200 anos do município - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Comunidade de Cruz Alta conhece oficialmente o calendário de eventos dos 200 anos do município

19 de janeiro de 2021

Das janelas do prédio histórico da Intendência, Júlio de Castilhos, Pinheiro Machado e Borges de Medeiros, interpretados por atores do Grupo Teatral Máschara, deram as boas-vindas aos moradores de Cruz Alta. Foi assim, num grande espetáculo de som e luz, que a Prefeitura de Cruz Alta deu início as comemorações dos 200 anos da cidade. Em um painel de led montado na praça General Firmino de Paula, em frente à prefeitura, a comunidade conheceu as principais atrações do calendário que, mês a mês, vai reverenciar a cultura e os eventos de Cruz Alta e que até o dia 18 de agosto ficará em forma de cronometro fazendo a contagem regressiva para os 200 anos além de mostrar o que Cruz Alta tem de melhor.

As palavras da Coordenadora de Cultura, Turismo e Eventos, Shana Reis, foram para mostrar o empenho de toda uma equipe que em 15 dias organizou a programação. “Esse lançamento hoje, de um calendário de eventos, um cronômetro com uma contagem regressiva para os nossos 200 anos, é para que todos nós cruzaltenses, nos provoquemos, dia a dia e lembremos das nossas lutas, e o quanto a nossa cidade de Cruz Alta foi importante para construção de toda história do Rio Grande do Sul. A nossa cidade mãe de tantas outras”, destacou a coordenadora.

Em seu pronunciamento a Prefeita Paula Rubin Facco Librelotto, que comanda a cidade nesses dois séculos de história, falou da importância de resgatar o protagonismo do município na região. “Nós que assumimos esse desafio, queremos dar um presente pra Cruz Alta e para cada cruzaltense. Esse presente vai ser trabalhar muito para preservar a nossa história e resgatar o protagonismo dela. Cuidar da nossa cidade e cuidar das nossas pessoas será o nosso legado, por isso eu quero agradecer a todos que em apenas 15 dias organizaram esse evento. Novos tempos vem aí, vamos comemorar a cada dia, por estarmos vivos, por estarmos com nossas famílias e por morarmos na melhor cidade desse país: Cruz Alta”, discursou a prefeita emocionada.

A noite encerrou com um show de Edu Novakoski, Julinho Malmann e Léo Soares. Por medidas de segurança e prevenção a covid-19 o evento foi transmitido pelo facebook na página da Prefeitura Municipal de Cruz Alta.

 

PROGRAMAÇÃO 200 ANOS

 

Janeiro: Lançamento do Calendário de Eventos dos 200 anos de Cruz Alta;

Fevereiro: A história dos carnavais de Cruz Alta;

Março: Um mês dedicado as nossas lendas;

Abril: Os casarões de Cruz Alta: 200 anos contados através da nossa história;

Maio: Um povo, uma Cruz: Missa Crioula em Benjamin Nott;

Junho: Os corredores da Intendência: O Paço Municipal abre suas portas;

Julho: A Coxilha Nativista canta os 200 anos;

Agosto: Palcos Itinerantes: Nossa história nas ruas da cidade;

Setembro: Mês Farroupilha: Homenagem ao nosso Tropeirismo;

Outubro: Cruz Alta dos trigais: Abertura Festiva da colheita do trigo;

Novembro: Feira do Livro: Valorização dos escritores cruzaltenses;

Dezembro: Aniversário do imortal: Os 116 anos de Erico Verissimo

Saia da zona de conforto: faça pós-graduação Unijuí

23 de fevereiro de 2021
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados