Coral Unijuí recebe equipamentos conquistados com recursos da Lei Aldir Blanc - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Coral Unijuí recebe equipamentos conquistados com recursos da Lei Aldir Blanc

12 de abril de 2021

Por meio de sua mantenedora – a Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (Fidene), a Unijuí recebeu os equipamentos conquistados por meio do projeto “Coral Unijuí – Na era da pandemia”, junto ao edital 10/2020, lançado pela Secretaria Estadual da Cultura (Sedac). O edital contou com recursos disponibilizados pelo governo do Estado, em atendimento à Lei Aldir Blanc – Lei Federal nº 14.017 de 2020.

A Unijuí foi contemplada com um total de R$ 99.798,00, que permitiu a aquisição de vários itens, como: um kit para fundo infinito – constituído por tripé, grampos de fixação e tecido; dois iluminadores digitais com tripé; dois iluminadores de led; duas câmeras digitais; um tripé para câmera digital; microfone de lapela; fone de ouvido; notebook e uma capa para seu transporte; projetor e maleta; um tripé para projetores; tela de projeção; três kits com luvas latex; 50 máscaras de proteção face shield; um termômetro digital infravermelho; 50 máscaras de proteção; duas caixas de som; três kits de iluminação ring light; programa para gravação e mixagem de áudio; cartão de memória; três microfones sem fio, cinco estantes de partituras e quatro pedestais.

O encaminhamento do projeto pela Fidene, através do Coral Unijuí, aconteceu ainda no ano passado. O edital tinha como objeto a seleção de iniciativas culturais que buscassem viabilizar a aquisição de bens, equipamentos e/ou materiais. Para garantir a distribuição regional dos recursos, o Rio Grande do Sul foi dividido em nove regiões, sendo que Ijuí pertencia à Região 7, junto com outros 76 municípios. Ao todo, 640 projetos foram inscritos no edital. Na Região 7, apenas três foram contemplados.

Formado há 29 anos, o Coral Unijuí teve que se reinventar no último ano, por conta da pandemia de covid-19. Contando com uma média de 35 integrantes, o grupo, que era habituado a ensaiar todas as semanas e a realizar diversos eventos, precisou estabelecer novas formas de interação, como ensaios online e apresentações virtuais, chamadas de coros virtuais. Porém, como não possuía os equipamentos adequados, o Coral dependia de parcerias e de empréstimos para a realização das atividades.

A aquisição dos equipamentos impactará significativamente na performance musical do grupo, tanto na realização de ensaios online quanto na produção de coros virtuais. A ideia é que, aos poucos e com todas as medidas de segurança, os ensaios e apresentações voltem a acontecer de forma presencial – e por isso a necessidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), também adquiridos com o recurso.

Saia da zona de conforto: faça pós-graduação Unijuí

23 de fevereiro de 2021
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados