Egressa do curso de Enfermagem da Unijuí tem diploma reconhecido na Alemanha - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Egressa do curso de Enfermagem da Unijuí tem diploma reconhecido na Alemanha

11 de agosto de 2022

Foto: Jaqueline e Kelen, colega brasileira que também passou na prova, junto com funcionários e chefes dos setores do hospital, além de integrantes do time de integração da instituição

 

A egressa do curso de Enfermagem da Unijuí, Jaqueline Piccoli Korb, recebeu recentemente uma ótima notícia: o reconhecimento do seu diploma na Alemanha, onde reside desde junho de 2021. A profissional fez parte da parceria estabelecida entre o Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) e o Grupo Helios, que hoje mantém convênio com a Unijuí, e teve a oportunidade de realizar um intercâmbio na Alemanha, atuando junto à maior rede de hospitais e clínicas da Europa.

Jaqueline se formou no primeiro semestre de 2016 na Unijuí e, em 2018, concluiu a Residência Multiprofissional em Cardiologia pela Universidade de Passo Fundo e Hospital de Clínicas de Passo Fundo. De 2018 a 2020, trabalhou como enfermeira junto ao HCI, onde participou da seleção. Desde 2021, reside em Nienburg an der Weser, Estado da Baixa Saxônia, na Alemanha, onde atua no hospital do Grupo Helios.

“Eu cheguei na Alemanha somente com a certificação de alemão nível B1. Para iniciar o processo de reconhecimento, fiz aulas de alemão do nível B2. Em novembro de 2021, prestei a prova e passei. Logo após, iniciei as aulas online para a validação do diploma. Essas aulas aconteciam uma vez por semana e eram voltadas ao processo de cuidado aqui na Alemanha, leis e direitos do paciente, doenças e formas de tratamento, focando, claro, no desenvolvimento da língua alemã”, explicou Jaqueline.

Durante este período, a profissional trabalhou no setor de Neurologia e atuava como ajudante de enfermagem, mas já foi capaz de desempenhar atividades como enfermeira. Uma vez por mês, era acompanhada por instrutores do hospital. Nesse momento acontecia uma espécie de avaliação, onde era analisado o atendimento prestado ao paciente e momento em que recebia feedbacks quanto aos pontos negativos e positivos.

“Em junho deste ano realizei a prova de reconhecimento do diploma, que consiste em três partes: prova escrita, prova prática e prova oral. Com a aprovação, ou o reconhecimento, agora sou o que chamam aqui de ‘Gesundheits und Krankenpfleger’, ou seja, enfermeira. Desta forma, assumo pacientes sozinha, realizo passagem de plantão, sou capacitada para fazer tudo o que os outros colegas alemães fazem. Além disso, o salário aumenta. Com essa certificação, posso trabalhar em outro hospital, caso algum dia eu queira”, explica.

Segundo Jaqueline, poder atuar na Alemanha é uma ótima oportunidade para crescer como pessoa e profissional. “Aprendemos a nos virar em qualquer situação e saímos da zona de conforto. Como profissional, me sinto muito mais segura para enfrentar as situações do dia a dia, no cuidado do paciente. Todo esse processo foi muito difícil, pois além de aprender alemão, tive que estudar enfermagem de novo, mas agora em outro idioma”, recorda.

Estudantes e profissionais de Enfermagem, ligados à Unijuí ou a outras universidades brasileiras indicadas pelo Grupo Helios, podem participar da próxima seleção do projeto Enfermagem Unijuí na Alemanha. As inscrições vão até o dia 20 de setembro e podem ser realizadas pelo e-mail eri@unijui.edu.br.

 

Pós-Graduação Unijuí – Para quem reinventa o amanhã

29 de março de 2022
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados