Executivo concede certificado de Hóspede Oficial a acordeonista argentino – NoroesteOnline.com

Executivo concede certificado de Hóspede Oficial a acordeonista argentino

11 de junho de 2019
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Pelo Decreto Executivo nº 6.685/2019, o prefeito Valdir Heck agraciou o acordeonista argentino Mario Raúl Barboza com o certificado de Hóspede Oficial do município de Ijuí. O ato aconteceu na tarde da última sexta-feira, 7, no Salão Farroupilha. O Teatro do Sesc recebeu o renomado músico na sexta e no sábado, 8, para uma masterclass de acordeon e um concerto musical com obras autorais e clássicos do chamamé tradicional.

A turnê mundial Raúl Barboza, 80 años teve início em 2018, na França e na Argentina, celebrando a trajetória musical de uma das maiores referências no acordeon em âmbito mundial. Ijuí foi sede da última de uma série de apresentações pelo Sul do Brasil. “Tradicional da Argentina, o chamamé também é muito apreciado por aqui. É, para nós, uma honra termos a oportunidade de acolher em solo ijuiense um dos grandes divulgadores desse ritmo musical que também faz parte da nossa cultura gaúcha”, pontuou o prefeito Valdir Heck.

Até se estabelecer na França, em 1987, Raúl Barboza passou por diversos locais. O primeiro deles foi o Rio Grande do Sul. “Quando cheguei aqui e me instalei na fronteira, em 1968, não se ouvia chamamé. Aos poucos, sem pretensão, junto a irmãos da música latino-americana, como Luis Carlos Borges, Yamandú Costa, Elton Saldanha e Renato Borghetti, passamos a dar visibilidade ao ritmo”, destacou o acordeonista.

“Prestes a completar 81 anos, tenho a sensação de ter lutado para que não me imponham o que não quero ser, e de também nunca ter imposto minha música. Sigo trabalhando meu instrumento todos os dias, falando da identidade guarani e gaúcha, nessa atividade que expressa minhas emoções. Como representante do chamamé, trato de fazê-lo com o maior carinho e respeito possível”, afirmou Barboza.

A iniciativa do Sesc teve o apoio do Poder Executivo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo de Ijuí (SMCET), do Grupo de Arte e Cultura Nativa (GACN) Amigos do Rio Ijuí, grupo Pesqueiro da Canção Nativa, Hotel Vera Cruz, Restaurante Confraria e famílias de Cleverson Oliveira, Ademar Pereira e Rogério Knorst.

Vestibular de Inverno 2019 Unijuí

20 de maio de 2019
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content