Formaturas online: uma nova realidade na Unijuí – NoroesteOnline.com

Formaturas online: uma nova realidade na Unijuí

10 de agosto de 2020
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Talvez não fosse aquilo que sonharam: auditório vazio, sem os abraços de amigos e familiares e sem a festa tão aguardada. Mas, diante da situação provocada pela pandemia da covid-19, e a necessidade da obtenção do diploma de ensino superior para a atuação profissional, um grupo de formandos da Unijuí colou grau na sexta-feira, dia 07, de forma online. Foi a primeira vez na história da Universidade que a formatura, momento máximo para quem cursa uma graduação, ocorreu dessa forma.

Se formaram 86 estudantes dos cursos de Ciências Biológicas, Estética e Cosmética, Farmácia, Enfermagem e Nutrição, do Departamento de Ciências da Vida (DCVida), na primeira sessão, realizada às 18h30. Logo após, às 20h30, ocorreu a segunda sessão, com os primeiros formandos do curso de Arquitetura e Urbanismo e também os estudantes de  Engenharia Civil e Engenharia Química, do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng). No total, vão se formar neste formato online mais de 300 concluintes, de diversas áreas do conhecimento.

“Apesar do momento que estamos passando, a Unijuí encontrou uma forma para a realização desse evento. Não foi como queríamos ou planejamos, mas não deixou de ser especial, e, por ser de forma virtual, conseguimos compartilhar esse momento com todos aqueles que amamos pela internet”, salienta Paula Lorenzoni Nunes, que se formou em Farmácia.

Ainda no mês de julho, o Setor de Formandos da Secretaria Acadêmica realizou reunião com as comissões de formatura para esclarecimentos e alinhamento do procedimento das solenidades. Mesmo online, as famílias puderam acompanhar esse momento tão especial e esperado, sendo que a solenidade seguiu todos os protocolos tradicionais, como o juramento e os discursos típicos destas solenidades, só que agora adaptados ao formato online. Este novo formato de colação de grau não impossibilita que o estudante realize posteriormente a formatura presencial, quando não houver mais restrição, em datas que serão definidas ao longo do segundo semestre.

Para que tudo acontecesse da melhor forma, a Unijuí planejou e testou toda a estrutura necessária com antecedência, envolvendo diversos setores: Reitoria, Secretaria Acadêmica, Coordenadoria de Informática, Audiovisual e Coordenadoria de Marketing, com estrutura de transmissão alinhada para garantir qualidade de internet, áudio e vídeo aos formandos e para quem acompanhou de casa. Os formandos, a Reitora e a secretária acadêmica, além de professores e técnicos-administrativos convidados e homenageados participaram pelo Google Meet, já familiares e amigos acompanharam em uma live no Youtube. Além disso, vídeos de discursos dos oradores das turmas e dos coordenadores de cursos foram gravados previamente e só transmitidos nos momentos marcados.

Segundo a Reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, este momento foi mais uma aprendizagem decorrente da pandemia. “Enquanto Instituição entendemos que o momento de colação de grau é um ritual de passagem do nosso estudante para o mundo do trabalho. É um cidadão que se coloca na sociedade a partir da profissão, marcando todo o esforço de realizar um curso universitário. Além disso, ainda temos o esforço da família, que de várias formas possibilita essa formação. Neste sentido, marcar este momento, torná-lo um momento especial, mesmo que de forma online, é muito significativo para Instituição”, salienta.

 Formatura DCVida

               

Formatura DCEEng

               

 Confira o calendário de formaturas online:

                    

EaD UNIJUÍ – 100% a distância

12 de maio de 2020
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content