Projeto de extensão da Unijuí promove ações de prevenção à prematuridade em Ijuí e Santa Rosa - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Projeto de extensão da Unijuí promove ações de prevenção à prematuridade em Ijuí e Santa Rosa

17 de agosto de 2022

No início do mês de agosto, o Projeto Prematuros: Prevenção, Apoio e Cuidado, da Unijuí, realizou o primeiro encontro para troca de experiências com integrantes dos Programas Infância Melhor e Criança Feliz, do município de Santa Rosa. A iniciativa tem o intuito de proporcionar para essas equipes espaços de formação e discussão sobre as temáticas da prematuridade, parentalidade e desenvolvimento infantil.

Além das atividades em Santa Rosa, neste segundo semestre o projeto de extensão dará sequência às ações de prevenção à prematuridade com gestantes, ao acompanhamento do desenvolvimento de bebês que nasceram prematuros e ao acolhimento das famílias dessas crianças. “Seguimos realizando a escuta dos pais e a avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor do bebê. Esses bebês e suas famílias chegam até nós por meio do Hospital de Caridade e do Hospital da Unimed”, explicou a coordenadora do projeto, professora Amanda Sehn.

A docente afirmou que já está sendo planejada a II Jornada Interdisciplinar de Prematuridade, programada para acontecer no mês de novembro. Ela também destacou outras atividades previstas para 2022. “Nossas próximas ações incluem a parceria com os Programas Infância Melhor e Criança Feliz de Ijuí e o contato com uma Unidade Básica de Saúde, para realização de atividades junto às gestantes. Além disso, seguimos com a publicação de conteúdos informativos em nossas redes sociais”, ressaltou Amanda.

Atualmente, o projeto conta com a atuação de acadêmicos dos cursos de Psicologia (dos campi Ijuí e Santa Rosa), Medicina, Enfermagem e Fisioterapia, que realizam um trabalho multidisciplinar com a comunidade. Uma das bolsistas do projeto é a estudante Juliana Zago, que está concluindo a Graduação em Psicologia no campus Santa Rosa. “O projeto está enriquecendo muito esse final da minha formação. Com certeza é uma experiência que está valendo muito a pena”, salientou.

A acadêmica relatou ainda que algo que a marcou quando ingressou no projeto, no início deste ano, foi como a questão da prematuridade não recebe a atenção que necessita. “Muitas pessoas que têm contato direto com bebês e crianças em desenvolvimento não têm a compreensão e o conhecimento do que é um bebê prematuro, do que a prematuridade pode impactar no desenvolvimento, porque, afinal, ela traz mais riscos para essa criança, então isso mostra a relevância do projeto”, completou Juliana.

As ações desenvolvidas podem ser acompanhadas pelo Instagram e Facebook do projeto, onde também são publicadas informações quanto à prevenção da prematuridade.

Pós-Graduação Unijuí – Para quem reinventa o amanhã

29 de março de 2022
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados