Projeto inspira meninas de escolas da região para a área das engenharias – NoroesteOnline.com

Projeto inspira meninas de escolas da região para a área das engenharias

3 de dezembro de 2019
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Debater a inserção das mulheres na área das engenharias, por meio de conceitos acerca de eficiência energética e de uso racional da água potável, demonstrando para as estudantes do ensino básico, seus potenciais na área de ciências exatas e engenharias, a qual requer um pensamento multidisciplinar e sustentável, é o objetivo do Projeto de Extensão “Meninas que Engenham o Futuro” da Unijuí, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e Ministério da Educação (MEC).

O projeto auxiliou as escolas participantes na redução do consumo de energia elétrica e de água, investindo na conscientização e consumo consciente destes insumos. Na tarde de ontem (02), no campus Santa Rosa, foram apresentados os projetos desenvolvidos pelas estudantes, que estarão implementando as ações no próximo semestre nas escolas.

A estudante Julia da Silva Picinini, que integrou o projeto, ressaltou a importância das atividades desenvolvidas na escola e os aprendizados que adquiriu. “Esse projeto foi fundamental para abrir os nossos olhos, envolvendo a escola e a comunidade sobre a conscientização do meio ambiente. Os aprendizados que adquiri vou levar para a minha vida, pois dependemos do ambiente em que vivemos. Precisamos colocar a eficiência energética e a economia de água no nosso dia a dia, pois com pequenas ações já conseguimos ter grandes evoluções”, afirma Julia.

Para a coordenadora do Projeto, professora Taciana Paula Enderle, o projeto foi enriquecedor. “Desenvolver esse projeto com meninas da educação básica e acompanhar a evolução delas foi muito gratificante. Acompanhar o amadurecimento e o crescimento de cada uma foi enriquecedor, nós aprendemos junto com elas e conhecemos a realidade de cada escola”, destacou.

Sobre o Projeto

O projeto foi desenvolvido com estudantes e professoras, do sexo feminino, da Educação Básica matriculadas em escolas públicas. Em Santa Rosa as escolas que participaram do projeto foram: Escola Estadual de Ensino Fundamental Coronel Braulio de Oliveira e Escola Estadual de Ensino Médio Pedro MeinerzDe Ijuí, participou a Escola Municipal Fundamental Quinze de Novembro; a Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa; e a Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa.

Na organização e execução, o projeto contou com duas professoras da Engenharia Elétrica, duas professoras da Engenharia Química e três estudantes de graduação do sexo feminino matriculadas nos cursos das engenharias.

 

Vestibular de Medicina UNIJUÍ 2020

29 de novembro de 2019
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content