Projeto Terrário desenvolve minijardim em sala de aula no Imeab – NoroesteOnline.com

Projeto Terrário desenvolve minijardim em sala de aula no Imeab

26 de junho de 2018
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Aprender vivenciando, participando de situações de aprendizagem que permitem, realmente, a construção do conhecimento. É com esse objetivo que a turma do Pré II C, do Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil (Imeab), com a orientação das professoras Andréa Fauro e Vânia Berton, está desenvolvendo o Projeto Terrário: um Minijardim em Sala de Aula”. A ideia é proporcionar às crianças o contato direto com elementos da natureza, pequenos seres vivos e plantas, estimulando-as a observar a interação entre as espécies animais e vegetais, o solo e a água.

A construção do terrário, de acordo com as professoras, aconteceu de forma coletiva na turma do Pré II, com idas até o bosque, e com ajuda do de Osvaldo Lutz e da auxiliar Michele Loeblein, onde houve coleta de terra na composteira da escola, pedregulho e areia. Na sequência, “encontramos minhocas, tatuzinhos, coró e aranhas, além de plantas que as crianças visualizavam no caminho”, diz Andréa. “Momento rico em experiências e aprendizagens, o contato com a terra, os insetos, plantas, diferentes tipos de solo, enfim o andar em um caminho diferente com ondulações, buracos, etc”, completa Vânia. Muita alegria, diversão e conhecimento foram acrescentados ao projeto.

Projeto “Terrário: Um Mini Jardim em Sala de Aula

Após a coleta, as crianças montaram o terrário com auxílio das professoras, e em cada movimento realizado, surgiam indagações e dúvidas que farão parte de futuras pesquisas a serem desenvolvidas. Assim, foi possível observar, experimentar e simular o funcionamento do ambiente natural e as alterações por mudanças de certas condições ambientais, destacam as professoras, para quem essas vivências e sentimentos farão parte da memória infantil dessas crianças.

Como orientadoras do projeto, as professoras Andréa e Vânia destacam o apoio que a iniciativa recebeu tanto da direção da escola como da coordenadora Cristiane Ciotti.

Projeto “Terrário: Um Mini Jardim em Sala de Aula

Pós-Graduação UNIJUÍ – Viva essa experiência transformadora!

8 de agosto de 2018
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content