Salão do Conhecimento: com formato adaptado aos novos tempos, evento oportunizou o compartilhamento da produção na Universidade – NoroesteOnline.com

Salão do Conhecimento: com formato adaptado aos novos tempos, evento oportunizou o compartilhamento da produção na Universidade

24 de outubro de 2020
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Com diversas atividades realizadas desde a terça-feira, dia 20, o Salão do Conhecimento 2020 chega ao fim nesta sexta-feira, dia 23. Até o fim da noite de hoje o evento vai chegar a marca de cerca de 800 trabalhos apresentados, além de palestras e eventos paralelos, como a Feira Estadual de Matemática, que englobou escolas das redes particular e pública ao evento. Além de estudantes e professores da região Noroeste, o evento recebeu colaborações de outras regiões do RS, de outros estados do país e do exterior.

O tema geral da edição foi “Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”, convergente com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Nesta sexta-feira, fazendo o fechamento do evento, a programação foi dedicada aos Debates Sobre Inteligência Artificial – d.I.A, com palestras realizadas nos três turnos com a coordenação dos Programas de Mestrado e Doutorado da Unijuí, além da apresentação de trabalhos inscritos nesta temática de Inteligência Artificial.

Segundo o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González, foi uma intensa organização da equipe de profissionais da Universidade, que deram o suporte necessário para que o evento transcorresse bem, sem dificuldades para os participantes. “O Salão é o mais importante evento da Universidade para a socialização do conhecimento, isso ocorrendo entre todos os estudantes, nos diversos níveis de ensino, dos quatro Campi da Instituição, além de receber os trabalhos de outras Universidades, inclusive do exterior. É uma celebração do conhecimento”, salienta.

Para a Reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, foram quatro dias intensos de debates sobre ciência tecnologia, a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. “Mesmo o evento sendo online, nossos professores, pesquisadores, estudantes e comunidade externa, acompanharam significativos debates. Entendo que o Salão do Conhecimento cumpriu seu objetivo. Todos estão de parabéns e faço um destaque especial a toda equipe de apoio, dos bastidores, que deu um show de organização e profissionalismo. Que possamos em 2021 nos encontrarmos presencialmente, mas manter o virtual como possibilidade de mais pessoas acompanharem este riquíssimo debate de Ciência”, avalia.

 

Confira na íntegra as palestras do d.I.A.

Manhã

            

– Inteligência Artificial e os desafios às profissões jurídicas, Dr. Wilson Engelmann – UNISINOS

– Palestra: Inteligência Artificial para Ciências da Vida, com a Dra. Daniela Lopes Freire – Startup PickCells

Tarde

           

– Por que antes o “bit” e não o nada? As redes de sincronização algorítmica e o estado da aprendizagem,  com o MSc. Leandro Beck Freiberg – Universidade Federal do Tocantins

– Inteligência Artificial e desenvolvimento urbano sustentável, com o Dr. José Eduardo Storopoli – UNINOVE

– Inteligência Artificial nas Ciências Ambientais, com o Dr. Manuel Osório Binelo – Unijuí

– Aplicando Inteligência Artificial, com o Dr. Maurício de Campos – Unijuí

Noite

           

– Inteligência Artificial e Direitos Humanos, com Dr. Mateus de Oliveira Fornasier – Unijuí

– Apresentação dos trabalhos do evento Debates sobre Inteligência Artificial (d.I.A.)

Novo formato

Este ano as salas de apresentação foram diferentes: ao invés de serem organizadas por áreas do conhecimento, foram distribuídas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU), sendo eles 17 diferentes temáticas. Desta forma, as áreas do conhecimento tiveram um maior contato umas com as outras, ampliando o diálogo entre os cursos.

Outra mudança significativa no evento foi na forma de apresentação dos trabalhos: como não ocorreu exposição de pôster em razão da pandemia de covid-19, os participantes apresentaram os trabalhos em salas virtuais, por meio do Google Meet, algumas transmitidas pelo Youtube. Estas apresentações, abertas, ficam disponíveis  para quem deseja conferir.

Para que toda esta organização desse certo, uma verdadeira força-tarefa, com mais de 40 profissionais foi montada pela Unijuí, com o envolvimento de diversas áreas para a gestão e mediação das salas, estrutura de transmissão e suporte de tecnologia.

          

Confira alguns destaques da programação da Unijuí FM para o evento

Vestibular Verão 2021 Unijuí

23 de outubro de 2020
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content