Salão do Conhecimento vai trabalhar a transversalidade da ciência, tecnologia e inovação - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Salão do Conhecimento vai trabalhar a transversalidade da ciência, tecnologia e inovação

31 de agosto de 2021

Agendado para acontecer entre os dias 26 e 29 de outubro, de forma online, o Salão do Conhecimento da Unijuí terá como tema “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovação para o planeta”, estando alinhado à 18ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia – criada em 2014 pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O propósito desta grande mobilização nacional é destacar a importância da ciência e da tecnologia para a vida das pessoas e para a melhoria da qualidade da educação científica no Brasil.

Conforme explica o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, desde o início da Semana Nacional, a Universidade tem buscado desenvolver um intenso trabalho nesta área, seja por meio do Salão do Conhecimento ou a partir de outras iniciativas, como o Ciência para Todos, realizado em 2019 e 2021.

“Considerando o forte alinhamento do tema da 18ª Semana Nacional com a ideia de transversalidade no enfrentamento aos desafios do planeta, a participação de múltiplos atores e de campos do conhecimento na construção de soluções, além do compromisso de ‘não deixar ninguém para trás’ da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), a Unijuí decidiu tratar o tema aprofundando a discussão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Fato que permite reforçar, simultaneamente, o compromisso institucional com a consecução de um dos objetivos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), elaborado para os anos de 2020 a 2024”, explicou o professor.

Na programação do Salão do Conhecimento, os ODS são trabalhados a partir de três eixos diferentes: primeiro, pela apresentação dos trabalhos – pesquisas e relatos de experiências, por exemplo, que acontecem em salas organizadas, gerando uma discussão transversal entre pesquisadores de diferentes áreas, tendo como base uma problemática comum.

O segundo eixo trata do desenvolvimento de um seminário nacional, intitulado “A implementação local da Agenda 2030: desafios e perspectivas de atores institucionais”, no qual participarão representantes de diferentes órgãos de gestão pública.

Já o terceiro eixo refere-se ao Seminário dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade no Salão do Conhecimento, constituída por uma série de conferências com convidados nacionais e internacionais que abordarão, a partir da área de concentração de cada programa, a Agenda 2030 em diálogo com o tema da Semana Nacional.

Neste momento, professores realizam a avaliação dos trabalhos submetidos ao Salão do Conhecimento: resumos expandidos e trabalhos completos. Inscrições para o evento, promovido pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, podem ser realizadas em unijui.edu.br/salao.

Vestibular Unijuí 2022

14 de outubro de 2021
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados