Sema emite primeira certificação do programa Campos do Sul para propriedade rural em Alegrete - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com

Sema emite primeira certificação do programa Campos do Sul para propriedade rural em Alegrete

7 de dezembro de 2020

O programa Campos do Sul, administrado pelo Departamento de Biodiversidade (Dbio) da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), emitiu a sua primeira certificação. Foi para a propriedade Chácara Carancho, no município de Alegrete, inserida no bioma Pampa.

De acordo com os critérios para a inclusão e os requisitos para o enquadramento nos níveis do programa, a propriedade foi classificada como de nível avançado. No local, são desenvolvidas atividades de preservação por meio de prevenção de sobrepastejo, ajustando a carga animal à capacidade de suporte das pastagens, assim como o isolamento temporário de parcelas de campo com o objetivo de tornar o manejo mais dinâmico, garantindo o descanso das áreas da presença do rebanho. Além disso, são adotados princípios de bem-estar dos animais de criação e silvestres.

O programa Campos do Sul foi lançado pela Sema em julho de 2020 com o objetivo de assegurar a conservação dos campos nativos nos biomas Pampa e Mata Atlântica. Por meio da iniciativa, proprietários rurais são incentivados a adotarem boas práticas ambientais, que garantam a proteção dos serviços funcionais e ecossistêmicos dos ambientes campestres, bem como sua biodiversidade.

A inscrição de nível avançado, recebida pela propriedade, ocorre quando o local tem área de campo nativo funcional, mantida com atividades compatíveis com a sua conservação, bem como a adoção complementar de pelo menos 50% das boas práticas ambientais e de manejo sustentável. Também é necessária a utilização de ao menos uma das práticas recomendadas que resultem em benefícios à biodiversidade.

Vestibular Verão 2021 Unijuí

23 de outubro de 2020
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados