Sustentabilidade e legislação pautam dissertação no Mestrado em Desenvolvimento Regional - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Sustentabilidade e legislação pautam dissertação no Mestrado em Desenvolvimento Regional

19 de julho de 2021

A mestranda Maria Alice Costa Beber Goi apresentou, no dia 29 de junho, sua dissertação no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Unijuí. O tema escolhido, “A sustentabilidade do meio rural à luz da legislação: o caso do município de Boa Vista do Cadeado/RS”, foi apresentado de forma online. A banca examinadora foi integrada pelos professores doutores Argemiro Luís Brum, Nelson José Thesing e Vilmar Antônio Boff.

Maria Alice iniciou o curso de Mestrado em março de 2019, motivada, ainda na graduação em Direito, a dar sequência aos estudos. “Decidi participar visando o aperfeiçoamento profissional e a oportunidade de expandir os horizontes do conhecimento”, comenta.

O tema escolhido tem relação com a origem da mestranda, que é descendente de italianos. “Escolhi esse tema pois minha família é toda ligada ao agronegócio e senti a necessidade de verificar como é a realidade da preservação ambiental nas propriedades”, explica.

A mestranda concluiu, em sua pesquisa, que os agricultores, em sua grande maioria, seguem a legislação ambiental vigente no Estado. “Apesar de cumprirem com sua parte, não há incentivo governamental que dê forças e estímulo para que sigam buscando cada vez mais a preservação ambiental em suas propriedades”, completou.

Maria Alice acrescenta o quão importante foi a Unijuí para a sua vida acadêmica. “Avalio minha formação na Unijuí como muito boa, especialmente pelo fato de que a maioria das disciplinas que cursei foi ofertada de forma presencial”, afirma, destacando que não pretende, ainda, ingressar no doutorado. “Quem sabe daqui a alguns anos.”

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional tem por objetivo a geração de conhecimento e produção científica a partir da pesquisa, tendo a interdisciplinaridade como referência metodológica e como temática os diversos aspectos que envolvem planejamento, gestão e inovação, na perspectiva da sustentabilidade do desenvolvimento regional.

Para saber mais sobre os cursos de Mestrado e Doutorado na Unijuí, acesse o link.

Gabriel R. Jaskulski, estagiário de Jornalismo

Saia da zona de conforto: faça pós-graduação Unijuí

23 de fevereiro de 2021
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados