O papa anunciou que vai abrir os arquivos secretos do Vaticano da época do pontificado de Pio 12 na Segunda Guerra Mundial - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

O papa anunciou que vai abrir os arquivos secretos do Vaticano da época do pontificado de Pio 12 na Segunda Guerra Mundial

4 de março de 2019

O papa Francisco anunciou nesta segunda-feira (04) que vai abrir completamente os arquivos secretos do Vaticano da época do pontificado de Pio 12, algo que os judeus vêm reivindicando há décadas. Alguns judeus acusam Pio, que foi papa de 1939 a 1958, de omissão em relação ao Holocausto durante a 2ª Guerra Mundial, por não ter se pronunciado vigorosamente contra o ocorrido.

O Vaticano tem dito que Pio trabalhou silenciosamente, nos bastidores, para salvar judeus e para não tornar pior a situação para muitas pessoas, incluindo católicos em partes da Europa ocupada pelos nazistas.

Os arquivos serão abertos no dia 2 de março de 2020, anunciou Francisco em um discurso para membros dos Arquivos Secretos do Vaticano. Ele disse que “a Igreja não tem medo da história”, acrescentando que o legado de Pio tem sido ameaçado por “um pouco de preconceito e exagero”. O AJC (Comitê de Judeus Americanos), um dos principais agrupamentos do mundo, saudou a novidade.

Fonte: O Sul

EAD Unijuí 2023 | Conectando Futuros

2 de março de 2023
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados