Uma parceria formada entre o Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial-SENAC de Ijuí, mostra a importância da preparação para o mercado de trabalho, onde seis turmas já foram formadas. O curso tem a parte teórica no próprio SENAC sobre Aprendizagem em Serviços Administrativos em Instituições de Saúde, com duração de 400 horas de segunda-feira a sexta-feira com uma carga horária de 4 horas diárias. Após esta capacitação, os jovens são acolhidos no HCI, para realizar as práticas educativas com a mesma carga horária, a fim de conhecer a instituição e suas rotinas. A formatura aconteceu no auditório do HCI e contou com a participação do diretor-executivo Fernando Becker, da gerente de recursos humanos Elisabete dos Santos, do diretor do SENAC de Ijuí Milton Alcério Pereira, da coordenadora pedagógica da Escola de Educação Profissional do SENAC de Ijuí Dulce Plagens Schuinsekel e da paraninfa da turma professora Claudia Guimarães Scherer
A sétima turma contou com 21 jovens entre 17 e 23 anos, a maioria filhos de funcionários, cursando o ensino médio, curso técnico ou ensino superior. “A avaliação de desempenho foi feita através de encontros mensais com a equipe responsável pelo curso, sistematizando as informações através de relatórios individuais, constando o nível de desenvolvimento, aproveitamento e participação de cada um”, explica a gerente de recursos humanos do HCI Elisabete do Santos. Os formandos da 7ª turma são: Alan de Oliveira, Alexia Lopes, Ana Gabriela Lopes, Ana Carolina Werner, Bruna Oliveira, Carlos Henrique Hammarstrom, Eduarda Thomé da Cruz, Ester do Rosario, Jeniffer Margutti, Jonatan da Silva, Juan Monaco, Julia da Silva, Juliane Esgraier, Leonardo Legonde, Letícia dos Santos, Marlon Padilha, Matheus Durão, Michelli Manchini, Nicolas Kumm, Pedro Trezzi, Rodrigo Sanchez e Vanessa dos Santos.
O diretor executivo do HCI disse que o estágio é o primeiro passo para um futuro profissional brilhante, com uma formação superior. “É um aprendizado para o resto da vida, pois vocês vão se tornar futuros advogados, administradores, professores é lembrar que o início de tudo foi aqui no HCI, onde receberam as primeiras capacitações para se tornar profissionais e pessoas bem sucedidas”, resume o diretor executivo Fernando Becker.