A Gente Kombina promove Feira de Rua neste domingo, em Santo Ângelo – NoroesteOnline.com

A Gente Kombina promove Feira de Rua neste domingo, em Santo Ângelo

5 de setembro de 2019
Compartilhar

Evento ocorre na Praça Ricardo Leônidas Ribas, das 14h às 18h, e conta com o apoio do Governo Municipal, da Associação dos Artistas Plásticos e Artesãos de Santo Ângelo (AAPASA) e da Zona de Inovação Sustentável e Criativa de Santo Ângelo (ZISSAN)

O grupo A GENTE KOMBINA surgiu no ano passado e realiza mais uma Feira de Rua em Santo Ângelo/RS, a oitava de sua história. A mesma ocorre neste domingo, 8, no período das 14h às 18h, na Praça Ricardo Leônidas Ribas, na Capital das Missões. O evento conta com o apoio do Governo Municipal, da Associação dos Artistas Plásticos e Artesãos de Santo Ângelo (AAPASA) e da Zona de Inovação Sustentável e Criativa de Santo Ângelo (ZISSAN).

São diversas as atrações programadas para a Feira de Rua do grupo A GENTE KOMBINA: música, artesanato, gastronomia, presença da Associação Santo-Angelense Protetora dos Animais (ASPA), apresentação de Kangoo com a Academia Saúde Vital, mateada, brinquedos infláveis, Eco a Pedal, exposição de desenhos e pinturas em telas, além do projeto solidário com a arrecadação de material de higiene, de limpeza e material escolar que serão destinados ao Centro de Acolhimento Martinho Lutero.

De acordo com a criadora do grupo A GENTE KOMBINAAngela Braatz Martins“somos um grupo que nasceu da ideia que é na união, no compartilhamento do trabalho, na troca de experiências e de criatividade que podemos contribuir para o crescimento de todos e para um mundo melhor. O grupo começou a se reunir em dezembro de 2018 e a primeira feira aconteceu perto do Natal, com a participação de cinco expositores”, frisa.

O grupo A GENTE KOMBINA teve como inspiração um automóvel Kombi, que é usada pela coordenadora Angela Martins para levar seus produtos de artesanato. Da aglutinação das palavras Kombi e combina, surgiu nosso nome KOMBINA. “Então nossa logomarca é o desenho de uma Kombi estilizada. Depois foi definido o nome A GENTE KOMBINA, pois as decisões são combinadas entre todos participantes, como o local da feira, que é itinerante, valorizando o bairro ou a casa dos seus membros”, disse.

A proposta do grupo A GENTE KOMBINA está em consonância com a economia criativa e solidária, que tem como eixos norteadores os negócios que são baseados no capital intelectual e cultural de pessoas ou grupos, tendo com elemento de integração a criatividade que gera valor econômico. “A economia criativa gera renda enquanto promove a diversidade cultural e desenvolvimento humano, resgatando ou valorizando a identidade de uma região ou comunidade. E a economia solidária parte do princípio que o processo produtivo, como produção, distribuição e consumo quando realizado em conjunto otimiza a atividade econômica, diminui custos e fortalece o grupo, que unido tem mais força de negociação e visibilidade”, relata.

Muitos dos produtos produzidos pelos participantes do grupo partem de um princípio de sustentabilidade, pois são usados materiais reciclados como, por exemplo, tecidos de jeans, aproveitamento de borracha de pneu, madeira de demolição, garrafas e outros recursos, que de maneira criativa são transformados em objetos de arte, decoração e utilitários. O grupo também tem uma proposta social, pois a cada feira é realizada a arrecadação de donativos para alguma instituição filantrópica.

A GENTE KOMBINA gosta de reunir pessoas em espaços ao ar livre, usufruindo da beleza da natureza, dos amigos, vendendo os seus produtos. “Compartilhamos gratidão e entregamos amor no sorriso, no abraço, no gesto, no carinho, na boneca, no artesanato em madeira, no crochê e tricô, almofadas personalizadas. Também nas diferentes técnicas com tecidos, como patchwork, bordados, customização de jeans, nas embalagens e artes em papel, lembrancinhas em feltro, na cerâmica, plantas ornamentais, nos biscoitos, bolos, sobremesas, brownie, no mel e seus derivados, delicias caseiras e coloniais, e nos brinquedos infantis. Acreditamos nas pessoas antes das coisas somando a criatividade e a habilidade manual de cada um, valorizamos o meio ambiente e promovemos ações de sustentabilidade e solidariedade, nos tornando mais fortes”, finaliza Angela.

Rodrigo Bergsleithner

Fotos: Fernando Gomes e Divulgação

Profissional do Futuro Unijuí

3 de julho de 2026
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Acessar o conteúdo