A mortalidade das Abelhas na Região Noroeste do Rio grande do Sul foi tema de debate – NoroesteOnline.com

A mortalidade das Abelhas na Região Noroeste do Rio grande do Sul foi tema de debate

18 de setembro de 2020
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Na quinta-feira, dia 10 de setembro, o professor Roberto Carbonera, do curso de Agronomia e do Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí participou de uma live com um grupo de alunos da 2ª série do Ensino Médio, do Colégio Evangélico Augusto Pestana (CEAP), Ijuí, e com a professora de Biologia, Márcia Mattos Damm.  Este grupo de alunos, sob a orientação da professora, vem pesquisando sobre A mortalidade das Abelhas na Região Noroeste do Rio Grande do Sul, tema escolhido no Componente Curricular Projetos de Pesquisa, desenvolvido pela escola. Este projeto visa estimular a busca de dados e informações para resolver problemas/questões e preparar os alunos para a pesquisa científica, exigida em nível universitário.

Na ocasião, o professor Carbonera discorreu sobre o uso de agrotóxicos ao longo dos anos, as diferentes concepções acerca do seu uso e as implicações para a saúde humana e ambiental. Destacou dados de utilização, relações com ocorrência de intoxicações agudas e crônicas, bem como dados de contaminação do ambiente.

Sobre as abelhas, discorreu sobre casos de mortalidade de colmeias ocorridos no RS. Inicialmente, surgiram suspeitas da ocorrência de novas moléstias provocadas por fungos ou vírus.  Entretanto, pesquisas apontaram que a causa principal estaria associada ao uso de agrotóxicos, com a identificação de compostas, inclusive, já proibidos em outros países.

Ao finalizar, lembrou a importância dos jovens buscarem na pesquisa, a discussão de temas polêmicos como este, confrontando os diversos pontos de vista e soluções conjuntas que visem minimizar seus impactos.

Vestibular Verão 2021 Unijuí

23 de outubro de 2020
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content