A negação da ciência em discussão: confira! – NoroesteOnline.com

A negação da ciência em discussão: confira!

20 de setembro de 2019
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

O Rizoma, sempre procurando discutir temas importantes da atualidade, dessa vez abordou “A Negação da Ciência”, trazendo para debater esse assunto o youtuber e historiador Normose e o professor da casa, Josei Fernandes Pereira. Movimentos que negam a ciência! que movimentos são esses? Como eles tem se expandido e ganhado notoriedade? O que fazer diante de movimentos como o os de anti-vacinação, que são, inclusive perigosas ameaças a saúde pública? Qual o papel das Universidades neste tema? Tudo isso e mais um pouco esteve em discussão nesta edição do Rizoma!

Resumo

Sobre papel das redes sociais na proliferação desses movimentos, o professor Josei destacou: “tenho uma ideia de que as redes sociais, como qualquer outra tecnologia ou invenção tecnológica humana, não têm ideologia, são neutras, mas é impregnada pela ideologia do seu usuário, então, a forma como o dispositivo tecnológico é usado é que determina o campo ideológico e os seus fins. A rede social é um dispositivo fantástico, uma das maiores invenções da história da humanidade, eu coloco a internet, as redes em geral, num patamar bem elevado de complexidade tecnológica, o problema é o uso que se faz disso”, salientou.

Observando como evitar esses movimentos na atualidade o youtuber Normose comentou.  “Muito mais do que a esperança, é a ação, pois já estamos vivendo os reflexos de termos ficado afastados e não criado essas pontes”. Sobre as teorias da conspiração, acrescenta: “não existe teoria da conspiração inocente, aparentemente a terra plana é inocente porque não afeta todos nós, mas o problema é que a teoria da conspiração funda um modo de pensar, um modo de pensar conspiracionista, então, ele vai entrar nesse “terraplanismo” e daqui a pouco ele vai estar na anti-vacina que, aí sim, afeta diretamente outras pessoas e aí começa a reproduzir isso para uma visão macro política. Isso acaba levando ao extremismo”, termina.

Outro ponto discutido no programa foi a alfabetização cientifica. Segundo explicações dos convidados, a grande questão, atualmente, é fazer entender o processo da ciência, como ela é feita, o que leva a discussão a um importante fato, segundo os debatedores: se a grande maioria da população for analfabeta cientificamente, existirá sempre uma dependência daqueles que não são.

Sobre o Rizoma podcast

O Rizoma, programa temático, volta a trazer convidados para “descortinar o universo do cotidiano”, como diz o seu slogan, abordando assuntos pertinentes para a sociedade. Mas, muito além da simples volta aos debates, o programa está cheio de novidades. Preocupada em promover discussões sobre temas importantes da atualidade, a Unijuí se soma, por meio da Coordenadoria de Marketing, estabelecendo uma parceria para a produção da atração. No mesmo sentido, a partir de agora os convidados do programa também “saem” apenas da atuação em âmbito regional. Nomes que circulam no universo da internet, conhecidos e reconhecidos nas áreas em que atuam, se juntam aos convidados e professores da Unijuí. A proposta é deixar o Rizoma mais dinâmico com inserções de programetes, contando com a participação, por exemplo, do Projeto de Popularização da Ciência, da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, além de novas vozes que se juntem aos apresentadores do programa.

Encontre o programa

Spotify: https://open.spotify.com/show/1IRioL1Czuj4EAaiagf2En

Deezer: https://www.deezer.com/br/show/516072

ITunes: https://podcasts.apple.com/br/podcast/rizoma/id1479888719?l=en

TuneIn: https://tunein.com/podcasts/Arts–Culture-Podcasts/Rizoma-p1250524/

Vestibular de Verão UNIJUÍ 2020

30 de setembro de 2019
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content