Administração investe na saúde bucal – NoroesteOnline.com

Administração investe na saúde bucal

21 de novembro de 2018
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A administração municipal de Pejuçara, através da Secretaria Municipal da Saúde(SMS) está atuando nas escolas da rede pública de ensino no sentido de orientar o corpo discente dos educandários para os cuidados com a saúde bucal.

De acordo com o gestor da SMS Erasmo Daronco, médicos odontólogos e auxiliares em saúde bucal fazem o trabalho semanal com os alunos buscando através da orientação e da educação prevenir nos alunos o aparecimento de doenças gengivais e a carie.

A médica odontóloga Franciele Beier que coordena o Programa Saúde na Escola em Pejuçara explica que a ideia é despertar nos alunos da rede pública de ensino o interesse pelo cuidado com a saúde dos dentes e da boca. “É uma forma de incentivar os pequenos a se auto cuidar para que eles tenham a responsabilidade com os hábitos de higiene bucal e de alimentação saudável”, destaca.

O programa de saúde na escola atinge usuários em idade de pré-escola até o 5º ano do ensino fundamental que durante as atividades têm informação a prevenção de doenças bucais e desenvolvem atividades coletivas educativas como é o caso da “escovação supervisionada”. De acordo com Franciele Beier o trabalho dos odontólogos e auxiliares é voltado para a prevenção e a partir da detecção de eventuais doenças, com a autorização dos pais, se encaminha o trabalho curativo.

O trabalho que é desenvolvido beneficia os público da rede pública de ensino composta por 721 estudantes sendo 306 da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pejuçara, 264 da Escola Estadual Ângelo Furian, e 151 alunos da Escola Municipal de Educação Infantil(EMEIs). A ação é desenvolvida com o apoio do Programa Sesc Sorrindo para o Futuro que fornece os kits de escovação para os alunos atendidos. O programa de Saúde na Escola prevê a disponibilização de 20 horas semanais em cada educandário para o atendimento.

Vestibular de Inverno 2019 Unijuí

20 de maio de 2019
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content