Agosto é marcado pela temática indígena nas atividades do Museu – NoroesteOnline.com

Agosto é marcado pela temática indígena nas atividades do Museu

6 de agosto de 2020
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Para celebrar a temática indígena no mês de agosto o Museu preparou uma série de atividades online, as atividades planejadas visam dar voz, fortalecer e valorizar a compreensão e o respeito ao  modo de vida dos povos originários.

Essa proposta faz referência ao dia 09 de agosto, no qual é comemorado o Dia Internacional dos Povos Indígenas, instituído em 1995 pela ONU como forma de  respeitar e promover os direitos dos povos indígenas, suas estruturas políticas, econômicas e sociais e culturais.

De acordo com o IWGIA – International Work Group for Indigenous Affairs  (Grupo de Trabalho Internacional para Assuntos Indígenas) a população indígena mundial é de aproximadamente 370 milhões de pessoas, pertencentes  a 5 mil povos indígenas, distribuídos em pelo menos 70 países.

Na América Latina de acordo com a CEPAL (2010) são 45 milhões de indígenas pertencentes a 826 grupos étnicos que lutam há mais de 500 anos pela manutenção de suas concepções de vida e de seus territórios.  Na América do Norte Canadá e Estados Unidos tem uma população 6,5 milhões de pessoas com identidade indígena sendo que destas 3,8 milhões não possuem nenhuma miscigenação.

Dentro da programação proposta pelo Museu destaca-se o webinar “Povos indígenas e colonialidade: entre velamento e reminiscências”, que acontecerá dia 13 de agosto às 10 horas, e será ministrada por Douglas Jacinto da Rosa, (Kaingang – Mestre em Antropologia Social pela UFRGS) atraves do link meet.google.com/mjr-unwg-yor. Neste mês de agosto será possível conferir um conteúdo que conta com oficinas, músicas e registros realizados pelos povos indígenas da comunidade regional.

Para saber mais nos acompanhe nas redes sociais do Museu Antropológico Diretor Pestana (facebook.com/madpunijui ou instagram.com/musemadp). Se você tem interesse na temática e quer pesquisar mais sobre comunidades indígenas o Museu deixa a sugestão de fontes onlines:

Conselho de Missão Entre Povos Indígenas

https://comin.org.br/

Povos Indígenas no Brasil

https://pib.socioambiental.org/pt/P%C3%A1gina_principal

IWGIA – Grupo de Trabalho Internacional para Assuntos Indígenas https://www.iwgia.org/images/publications/0716_THE_INDIGENOUS_ORLD_2015_eb.pdf

https://images.app.goo.gl/mHqvYWcraZv6bAFd7

 

Vestibular Verão 2021 Unijuí

23 de outubro de 2020
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content