Agricultores conhecem propriedade Agroecológica - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Agricultores conhecem propriedade Agroecológica

19 de setembro de 2022

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR) de Santo Ângelo trabalha com programas de incentivo à produção diversificada, visando o aumento da geração de renda

Dentro dessa iniciativa, nesta semana foi realizada visita técnica na propriedade agroecológica de Valdir Luchmann e Rome Schneider, na comunidade de Novo Horizonte, município de Cruz Alta. O grupo de visitantes foi composto por agricultores que produzem de forma orgânica, técnicos e estagiários que conheceram o sistema produtivo da propriedade.

Marita Minetto, que coordenou a visita pela SDR, destaca que o objetivo foi demonstrar aos participantes a possibilidade de manter um sistema de cultivo de alimentos sem usar agroquímicos para o controle de pragas e doenças e receber informações do casal proprietário sobre as formas de produção.

Atualmente, toda a produção de alimentos hortigranjeiros e frutas é vendida em forma de cestas para 80 clientes urbanos e entregue aos mesmos duas vezes na semana. Todo o trabalho é executado pelos proprietários e dois colaboradores, desde a produção das mudas até a construção das estufas e do sistema de irrigação. A renda provinda da atividade é suficiente para a manutenção da propriedade e proporcionar conforto e bem-estar para a família.

Conforme o técnico em Agropecuária da SDR, Gabriel Froes, a visita foi muito importante para perceber uma realidade que deu certo e que pode servir de referência para os produtores que pretendem iniciar o cultivo orgânico de hortaliças do município de Santo Ângelo. “O dia foi proveitoso para ampliar experiências e aumentar conhecimento técnico, o que é muito bom pois nos auxilia a trazer inovações para o nosso município”, observou.

“Essas atividades proporcionam aprendizado, troca de saberes e oportunidade de adquirir experiências que podem ser transformadoras para a agricultura familiar que se preocupa em produzir alimentos limpos”, comentou o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Álvaro Uggeri Rodrigues.

Fotos: Carlos Eduardo Dias

Pós-Graduação Unijuí – Para quem reinventa o amanhã

29 de março de 2022
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados