Água em Ijuí tem até veneno conhecido como “chumbinho”. Saiba se na sua cidade a água também está contaminada – NoroesteOnline.com

Água em Ijuí tem até veneno conhecido como “chumbinho”. Saiba se na sua cidade a água também está contaminada

20 de abril de 2019
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Uma investigação realizada pela Agência Pública e a organização suíça Public Eye, que foi divulgada nesta semana pelo Ministério da Saúde, apontou que a água que os ijuienses podem estar bebendo pode provocar diversas doenças, inclusive câncer, devido a presença de 27 pesticidas encontrados em exames laboratoriais.

Dos 27 pesticidas que são obrigados a passar pelo testes, todos foram encontrados nas águas de Ijuí. 16 deles são classificados pela Anvisa como extremamente tóxicos e 11 associados a doenças crônicas que vão desde disfunções hormonais até mesmo o câncer.

A pesquisa aponta que o um agrotóxico ou veneno, encontrado em Ijuí, está acima dos limites considerados seguros. O Aldicarbe, ou “chumbinho” como é popularmente conhecido é um veneno considerado extremamente perigoso.

Em nota em seu site oficial a Corsan esclarece que as amostras de água utilizadas, não são das águas tratadas que vão para o consumidor, mas sim, da água bruta. Leia abaixo:

Nota de Esclarecimento da Corsan – emitida no site oficial da Corsan

Sobre matéria publicada nos últimos dias, relacionando a contaminação por agrotóxicos na água tratada, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) informa que a água distribuída à população nos 317 municípios gaúchos atende rigorosamente a legislação brasileira que determina os parâmetros de potabilidade da água para os sistemas de abastecimento. E ainda que também são monitorados outros 46 tipos em atendimento à legislação estadual (Portaria 320/2014 da Secretaria da Saúde.
A Corsan ressalta que os dados utilizados na pesquisa apresentada foram retirados do Sisagua (Sistema de Abastecimento de Informação de Vigilância de Qualidade da Água para Consumo Humano) e referem-se a amostras de água bruta (ainda não tratada). A empresa informa que, sempre quando é detectado algum agrotóxico na água bruta, é realizada a análise da água tratada correspondente, não havendo histórico de presença  desse agente após o tratamento.
A Corsan e a Associação das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) estão pedindo esclarecimentos ao Ministério da Saúde sobre os valores disponibilizados com relação à presença de agrotóxicos na água usada para consumo humano, a fim de não ocorrer interpretação equivocada como ocorreu no material divulgado por veículos de imprensa.

________________________________________________________________________________

Para ver a pesquisa completa em cada município, clique no link abaixo:

CLIQUE AQUI

Você bebe agrotóxicos? Descubra se a água da sua torneira foi contaminada, de acordo com dados do Sisagua

EAD UNIJUÍ

31 de julho de 2019
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content