Alunos da rede municipal de Santo Ângelo ganharão uniformes a partir de 2022 - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Alunos da rede municipal de Santo Ângelo ganharão uniformes a partir de 2022

6 de abril de 2021
Cerca de seis mil estudantes serão contemplados. Para o prefeito Jacques Barbosa, a padronização também ajudará no orçamento das famílias
Estudantes da rede municipal de ensino de Santo Ângelo usarão uniformes repassados pela Secretaria de Educação (SMEd) a partir do próximo ano. Cerca de seis mil alunos das escolas do município, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, serão contemplados com uniformes padronizados, adequados às estações do ano.
O projeto sugestão do vereador Valdemir Roepke, o Nanaco, teve o encaminhamento aprovado pela Câmara de Vereadores e a lei foi sancionada pelo prefeito Jacques Barbosa, na tarde desta segunda-feira, 05, na presença do presidente do Legislativo, Nader Hassan Awad; do secretário municipal de Governo e Relações Institucionais, Hélio Costa; do autor da proposição; e dos vereadores Rodrigo Flores e Vando Ribeiro de Souza, apoiadores da iniciativa.
No ato da sanção, o prefeito Jacques Barbosa, lembrou que o uniforme padrão para os alunos da rede de ensino do município é um dos programas que integram o Plano de Governo da sua gestão. De acordo com o prefeito, os recursos para a padronização serão do salário educação, repassados pela União ao município de Santo Ângelo.
AVALIAÇÃO
“A implantação do uniforme atende a um anseio da comunidade escolar santo-angelense e estaremos implantando no próximo ano letivo”, assinalou Jacques. O prefeito avalia que o uniforme escolar é um item que proporciona grande praticidade para os alunos e economia para os pais, mais segurança, além de criar uma identidade com a escola e com o município. “Seu uso desenvolve nos alunos, um sentimento de pertencimento ao grupo, fundamental no desenvolvimento das crianças. Além disso, o uniforme é uma identificação do estudante e uma segurança para os pais, principalmente nas eventuais saídas contraturno para estudo e pesquisas”.
O prefeito Jacques Barbosa entende também que a iniciativa representa uma economia financeira considerável para a família, além de incentivar o respeito às normas e disciplina impostas pelas escolas, o que é fundamental para a vida em sociedade. “A introdução do uniforme escolar também ajudará no orçamento familiar, organiza a escola propiciando um ambiente harmônico e de total conforto para os alunos”, concluiu.
A LEI
Conforme a lei número 4.400/2021, todos os alunos matriculados nas escolas da rede municipal de ensino receberão anualmente e gratuitamente do Governo Municipal conjuntos completos para uso diário ao longo do ano letivo, observadas as estações do ano.
A Secretaria Municipal de Educação será a responsável pela implantação da padronização e pelo modelo de distribuição às famílias dos alunos, e de organizar uma Central de Trocas do uniforme na escola onde o aluno estiver matriculado.
As escolas também deverão adotar estratégias pedagógicas para incentivar o uso adequado uniforme e estimular a frequência do uso nas atividades curriculares e extracurriculares.
Fotos: Fernando Gomes
Texto: Tarso Weber

Saia da zona de conforto: faça pós-graduação Unijuí

23 de fevereiro de 2021
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados