Audiência pública finaliza planos de saneamento básico do município de Ijuí - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Audiência pública finaliza planos de saneamento básico do município de Ijuí

20 de agosto de 2018

A saúde pública e a qualidade de vida têm duas importantes ferramentas como aliadas em Ijuí. Ao revisar o Plano Municipal de Saneamento Básico (Plamsab), já implantado e construir, também de forma coletiva, o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGirs), o município consagra sua presença no selo grupo daqueles que investem em saneamento básico. As duas propostas, apresentadas e finalizadas em audiência pública realizada na sexta-feira, 17, devem ser encaminhadas à Câmara de Vereadores para aprovação, transformando-se em Lei Municipal.

Para o diretor-presidente do Departamento Municipal de Águas e Saneamento (Demasi), Enio dos Santos, avanços já foram alcançados, mas há desafios a serem suplantados para melhorar cada vez mais os resultados. “Estamos definindo nosso futuro em saneamento básico, a partir da discussão com a população, pois todos nós somos atores desse processo que é uma importante estratégia estruturante para o desenvolvimento sustentável do nosso município”, pontua.

A representante do Ministério Público, promotora Diolinda Hannusch, também presente à audiência pública. “Espero que esse plano que agora está sendo revisado, assim como o de Gestão Integrada, possam contar com um êxito maior, com uma efetividade maior”, frisa, apontando assim como o diretor-presidente para os desafios que ainda precisam ser vencidos pela sociedade de Ijuí como um todo.

O prefeito Valdir Heck destacou a importância do momento para todos aqueles que se preocupam com o meio ambiente, sua proteção e preservação e parabenizou o professor doutor Dieter Wartchow a quem coube, pela contratação do assessoramento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a coordenação do trabalho. “Acompanhei tanto quanto possível da planificação, dos encaminhamentos para buscar a sociedade na discussão essa proposta, o que é fundamental, porque precisamos de um ambiente saudável”, reitera. E, esta é segundo a análise do prefeito, tarefa para gente que acredita, para gente que trabalha e de gente que precisa enfrentar este mundo legal (referência à legislação exigente) que em muitas situações, redunda em atrasos, por conta do engessamento burocrático.

Coube ao professor Dieter, portanto, fazer a exposição das duas propostas, iniciando com a de revisão do Plamsab e, num segundo momento, a de elaboração do PMGirs. “Esses planos vêm no sentido de promover a educação da população para hábitos diferentes, evitando, por exemplo, o depósito de resíduos em locais inadequados, a partir da criança de postos de entrega voluntária para resíduos especiais (lâmpadas, pilhas, eletrônicos), assim como a questão da própria logística reversa, um problema nacional ainda não resolvido”, salienta.

As propostas constantes dos planos, portanto, querem reduzir, ao final, segundo o professor Dieter, a quantidade de resíduos mediante um processo de sensibilização e educação ambiental para reduzir custos que hoje superam as receitas. “E isso significa dar melhor condição de operacionalidade”, frisa.

EAD Unijuí 2023 | Conectando Futuros

2 de março de 2023
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados