Nesta terça-feira, dia 5 de julho, foi apresentada a programação rural da Expofest Ijuí 2022, que trará duas principais atrações: a Semana do Agronegócio, que ocorrerá de 10 a 14 de outubro, e os Caminhos Rurais. O evento aconteceu na sede da União das Etnias de Ijuí (Ueti) e reuniu empresários, imprensa, comunidade e representantes das comissões organizadoras da Feira.
Nesta primeira edição da Expofest, evento que substitui a ExpoIjuí e Fenadi, o setor de Agronegócios, coordenado pelo professor da Unijuí, Emerson Pereira, contará com diversas inovações, anunciadas por ele nesta tarde. A Semana do Agronegócio, por exemplo, trará uma temática diferente por dia, com palestrantes renomados em cada área.
Após as palestras, o público será encaminhado ao Circuito Rural, outra novidade preparada para este ano. “Serão organizados grupos pequenos, de 10, 15 pessoas, para fazer um circuito, visitando estandes e empresas de acordo com o interesse do grupo, como acontece em um Dia de Campo”, explicou o professor Emerson, destacando ainda que um guia irá acompanhar e direcionar cada grupo.
Também serão lançados dois novos locais: a Arena do Agronegócio, que terá 14 boxes para empresas e um espaço de negócios; e o Campo Demonstrativo, organizado pela Unijuí e Emater, com estações experimentais e de demonstração. “Essa é a parte mais visual, para demonstrar as culturas para os produtores, estudantes e a quem tiver interesse. Ter algo mais palpável para isso, não tão estático”, relatou o professor.
Além disso, serão organizados concursos com premiações para os produtores em categorias variadas, como qualidade do leite, uso racional de água e destaque no agronegócio. O objetivo é valorizar a qualidade da produção e incentivar melhorias. Todas essas novidades no setor do agronegócio integram os Caminhos Rurais, que abrangem ainda o Pavilhão de Agricultura Familiar, eventos com equinos, a Casa do Produtor, entre outros espaços e atividades.
O professor Emerson Pereira falou sobre o papel da Unijuí em fomentar eventos como esse. “Quando uma universidade participa da comunidade, ela pode mudar a realidade das pessoas e da região. A Unijuí mais uma vez está dando um passo à frente, pensando não só na sua marca, mas em ajudar produtores, comerciantes, pessoas novas, pessoas velhas, e também em melhorar a nossa região”, ressaltou.
Além da Unijuí, as entidades promotoras dos Caminhos Rurais são: Cotripal, Emater-RS/Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ijuí, Sindicato Rural de Ijuí, Carneglutti Máquinas Agrícolas, Criatec e Prefeitura de Ijuí.
Dia 10/10, segunda-feira (Organização: Carneglutti Máquinas Agrícolas)
Tema: Irrigação e máquinas
Palestra: Irrigação na propriedade
Dia 11/10, terça-feira (Organização: Unijuí e Agrovel)
Tema: Pecuária
Mesa redonda: Novidades em tecnologias de diferentes sistemas de produção
Convidados: Fabrício Nascimento e Jaqueline Ceretta
Dia 12/10, quarta-feira (Organização: Unijuí, Unijuí, Secretarias e Sindicatos)
Tema: Diversificação de renda
Mesa redonda: Rentabilidade na propriedade
Dia 13/10, quinta-feira (Organização: Cotripal)
Tema: Grãos
Mesa redonda: Programa Operação 365 – Sistemas integrados de produção
Convidados: Geomar Corassa (CCGL) e Giovani Faé (Embrapa)
Dia 14/10, sexta-feira (Organização: Criatec)
Tema: Startup do agronegócio
Palestra: Atualidade e o futuro do agronegócio brasileiro
Convidada: Camila Telles
Palestra: Investimentos em startup
Convidado: Guilherme Kudiess
Painel: Transformação digital no Agro