Durante a sessão da Câmara de Vereadores de Ijuí desta segunda-feira (20), a Casa AMA – Auto Mútua Ajuda, recebeu homenagem pelo transcurso dos dez anos de fundação. Assim como o psiquiatra, Renzo de Stefani, de Trento/Itália, idealizador e estudioso da metodologia.
Renzo agradeceu ao acolhimento do município de Ijuí, “a recepção é tão calorosa, que mesmo não entendendo muito português, me sinto em casa aqui”.
A coordenadora da Casa AMA, Sirlei Fátima Gomes, salientou a importância do trabalho realizado e também agradeceu aos apoiadores, como Lions Clube, Casa da Amizade, Rotary e tantos outros que auxiliaram a associação e a Casa durante estes anos.
A Casa AMA completou 10 anos no dia 23 de abril e é mantida pela Associação De Saúde Mental De Ijuí (ASSAMI), fundada em 28 de janeiro de 2008. Foi criada com estatuto e na lógica de integrar usuários, familiares, profissionais e apoiadores da comunidade. Que têm como objetivos ser um espaço que possa alterar a cultura que há anos estigmatiza o sofrimento psíquico. Assim, um grupo de profissionais, usuários e familiares idealizaram o que hoje é a ASSAMI / Casa AMA. Um local para quem deseja saber o verdadeiro significado da palavra “protagonismo e a filosofia do “fazer juntos”, trazida da Itália.