Desde os primeiros decretos que, em março de 2020, definiram as medidas de distanciamento social adotadas pelo governo gaúcho para o enfrentamento da pandemia de coronavírus, a CCMQ (Casa de Cultura Mario Quintana), em Porto Alegre, buscou novas ações e canais alternativos para garantir o fluxo da produção artística até o público impossibilitado de frequentar presencialmente o local.
Com o complexo cultural fechado fisicamente para a população durante vários meses, as equipes curatoriais da CCMQ intensificaram as rotinas de trabalho, criando, readaptando e viabilizando programação variada e conteúdo de qualidade pelas redes sociais, segundo o governo do Estado.
Foi lançado, no início da pandemia, o novo site da CCMQ. O canal da Casa de Cultura no YouTube passou a disponibilizar um variado conteúdo cultural, permanentemente abastecido de novidades. O canal disponibiliza, entre farto material, vídeos do Palco Virtual (com artistas e grupos selecionados por edital para a ocupação dos teatros da Casa de Cultura), do Projeto Pantufa Florida, voltado ao público infantil, e do recente A Casa Dança.
Atividades já tradicionais no formato presencial ganharam nova formatação e roupagem. Foi o caso dos shows que aconteciam mensalmente na Travessa dos Cataventos e se tornaram o projeto Casa Virtual. Desde a primeira edição, em junho do ano passado, o perfil no Instagram @ccmarioquintana transmitiu eventos exclusivos, reunindo artistas como Zudizilla, B.art e Dessa, Ian e Vitor Ramil, Adriana Calcanhotto, Maria Rita, Filipe Catto, Cristal, Dona Conceição, Pâmela Amaro e Coletivo Poetas Vivos, Mariana Froes e Ligia Lazevi, Valéria Barcellos e Diva Menner, Bloco da Laje, Ana Cañas e Kaya Rodrigues, Katú Mirim e Kaê Guajajara.
O Instagram, que também vem sendo a plataforma do Projeto Conversações, com debates sobre temas voltados à diversidade e à inclusão por meio da cultura, dá vazão a outras ações, como o projeto Poetas Diversos, além de saraus poéticos, cursos e atividades paralelas a mostras e exposições realizadas pela CCMQ.
O responsável por administrar as redes sociais da instituição, Kevin Nicolai, destacou que, em menos de um ano, as ações fizeram mais do que dobrar o número de seguidores.
A Casa de Cultura Mario Quintana localiza-se na rua dos Andradas, 736, no Centro Histórico de Porto Alegre. Em janeiro, as visitas presenciais no local foram retomadas para pequenos grupos, mediante agendamento prévio pelo e-mail [email protected].