Ciência para Todos: projeto aproxima a pesquisa científica da comunidade regional – NoroesteOnline.com

Ciência para Todos: projeto aproxima a pesquisa científica da comunidade regional

12 de setembro de 2019
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

O mercado de trabalho tem se apresentado cada vez mais competitivo, exigindo profissionais qualificados, com aportes diferenciados e preparados para atender diferentes demandas. Neste contexto, a pesquisa científica se apresenta como um diferencial, rompendo as barreiras do tradicional e apresentando soluções inovadoras e criativas para os problemas apresentados por cada setor da sociedade. Com estas perspectivas, a Unijuí lançou, na tarde desta quarta-feira, 11, o projeto Ciência para Todos, no Centro de Eventos do Campus Ijuí.

O projeto é uma iniciativa da Fidene/Unijuí, desenvolvida em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, que visa a promoção de ações de divulgação da ciência, da tecnologia e da inovação. A Mostra Científica Interativa, que acontece entre os dias 21 e 25 de outubro, no campus Ijuí, é uma ação aberta à toda comunidade e propõe a interação do público participante com a Universidade.

Para mostrar as atividades que serão desenvolvidas, a Unijuí convidou representantes de secretarias da educação de toda a região, além de professores que atuam em redes municipais e na rede estadual de ensino. O Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, observou que é por meio da pesquisa que os estudantes fortalecem a capacidade de análise crítica, aliando a prática cotidiana aos conhecimentos adquiridos na formação, ampliando as habilidades e proporcionando um universo de oportunidades. “Foi com base nesse pensamento de busca incessante pela inovação, que nasceu o Projeto. Voltado para a popularização da ciência por meio dos diferentes projetos, a proposta se apresenta como uma ação aberta para toda a comunidade, proporcionando um espaço de interação para alunos do ensino básico, fundamental e médio com as diferentes áreas de conhecimento”, complementou.

Em sua fala no evento, a Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, professora Cristina Pozzobon, salientou que “certamente é a partir do desenvolvimento da tecnologia e inovação que os países desenvolvidos chegaram aonde estão. Desejo que tenhamos muitos frutos desta iniciativa”, salientou. Em seguida, o secretário de Educação de Ijuí, Eleandro Lizot, abordou a parceria entre as instituições para a realização das atividades: “é muito importante que trabalhemos em conjunto para que eventos assim aconteçam”. O coordenador da 36ª Coordenadoria Regional de Educação, Cláudio de Cruz e Souza, também realizou pronunciamento. “Agradecemos a Unijuí, pois são muito os projetos que nós temos em parceria com a nossa Universidade, que acolhe os alunos da rede básica e diferentes redes. Sigamos em frente que o sucesso é garantido”, desejou.

O projeto também conta com o apoio do Demei, CNPq, Sociedade Brasileira de Computação e Sicredi, além de contar com a co-promoção da Secretaria Municipal de Educação de Ijuí e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da 36ª Coordenadoria Regional de Educação. O Projeto também recebeu recursos de emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Darcísio Perondi, totalizando R$ 500 mil.

Confira mais detalhes sobre os Projetos envolvidos no Ciência para Todos

Durante o evento, os coordenadores dos projetos envolvidos no Ciência para Todos realizaram uma apresentação das respectivas atividades. Confira a seguir mais detalhes:

Meninas Digitais: a computação está presente em praticamente todas as carreiras. Esta iniciativa da Sociedade Brasileira da Computação (SBC) e da Unijuí busca:

– Ensinar as garotas a transformarem ideias em aplicativos;

– Divulgar os softwares desenvolvidos por estudantes na área da Computação;

– Despertar o interesse das estudantes para que conheçam melhor a área;

– Ensinar como as meninas podem ser futuras cientistas da Computação.

Feira de Matemática: é um processo educativo científico e cultural que alia vivências e experiências. Tem como princípios o caráter público não competitivo e um processo em rede e em movimento. Possibilita a promoção, o desenvolvimento, a socialização e o aperfeiçoamento de práticas educativas que favorecem a instituição de processos de aprendizagem em Matemática, contribuindo significativamente na formação e no desenvolvimento dos diferentes sujeitos envolvidos.

Física para Todos: na perspectiva de promover a difusão e a popularização da Ciência, em particular da Física, o projeto de extensão universitária “Física para Todos” desenvolve suas atividades em espaços formais e não formais de educação, através de um museu interativo itinerante de experimentos. Nessas exposições, o visitante é incentivado a interagir com os experimentos, sendo desafiado a explicitar suas próprias concepções sobre o fenômeno físico observado. Para esses eventos o projeto Física para Todos apresenta equipamentos/experimentos interativos envolvendo as áreas de Astronomia e Energias Renováveis.

MoEduCiTec: consiste num espaço interativo e formativo de estudantes e professores, pela socialização de aprendizagens produzidas em aulas, em todos os níveis, áreas de conhecimento e modalidades de práticas educativas. Objetiva fomentar a iniciação científica, pelo incentivo à divulgação de produções de estudantes e seus professores, com vista a promover criatividade, atitude investigativa e protagonismo estudantil, articulados ao desenvolvimento humano associado ao avanço do conhecimento.

Tech Day: destaca as ações de desenvolvimento tecnológico produzidas na Unijuí, apresentadas em uma Feira de Protótipos (destacando as cidades inteligentes e a internet das coisas), ações de eficiência energética, o Robô Day com a mostra de robótica, oficinas e, por fim, uma competição de sumô de robôs. Além disso, o evento vai contar com palestras e minicursos sobre os temas inovação, cultura digital, empreendedorismo e o Game Day que é basicamente uma feira de jogos eletrônicos e hardware, priorizando jogos e apps desenvolvidos no Brasil.

Workshop de Ideação e Intervenção Urbana Binacional

16 de setembro de 2019
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content