Conheçam o Erythrovenator jacuiensis, o mais novo dinossauro da região. - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com

Conheçam o Erythrovenator jacuiensis, o mais novo dinossauro da região.

28 de novembro de 2020
Apresentado hoje em um estudo realizado pelo paleontólogo do CAPPA/UFSM, Rodrigo Temp Müller, o novo dinossauro foi nomeado com base em um material fragmentário descoberto em Agudo, fazendo com que ele se torne o município gaúcho com o maior número de espécies de dinossauros!
​O novo dinossauro é membro da linhagem dos terópodes, a mesma que também inclui o Tyrannosaurus rex e o Velociraptor mongoliensis. Entretanto, ele viveu muito tempo antes deles, uma vez que foi descoberto no Sítio Niemeyer, o qual tem idade entre 233 e 225 milhões de anos. Pelo tamanho do fragmento ósseo preservado, é provável que ele tivesse cerca de 2 metros de comprimento.
O nome Erythrovenator jacuiensis significa “caçador vermelho do Rio Jacuí”, referindo-se à coloração avermelhada do fóssil e ao rio que corre próximo a localidade onde ele foi descoberto. Como os dinossauros terópodes mais primitivos são todos carnívoros, supõe-se que o Erythrovenator jacuiensis também se alimentava de carne, apesar de não preservar dentes ou partes do crânio.
​A descoberta do novo dinossauro é particularmente interessante pelo fato de que terópodes primitivos são muito raros. Desta maneira, o novo animal ajuda a entender como foi a evolução do grupo e a composição e dinâmica dos ecossistemas que presenciaram a ascensão da era dos dinossauros.
Reconstrução por Márcio Castro

Vestibular Verão 2021 Unijuí

23 de outubro de 2020
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados