Curso de Medicina da Unijuí é apresentado em assembleia do Cisa - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Curso de Medicina da Unijuí é apresentado em assembleia do Cisa

22 de novembro de 2022

Na última sexta-feira, 18 de novembro, o coordenador do curso de Medicina da Unijuí, professor Jorge Brust, e a coordenadora pedagógica, professora Heloisa Eickhoff, participaram da assembleia promovida pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisa), junto à AABB de Ijuí. O evento contou com a presença de prefeitos e de secretários da região.

Durante a assembleia, o coordenador fez um breve resgate da luta da comunidade para implantação do curso de Medicina em Ijuí e na Unijuí. Hoje, o curso conta com a oferta de 50 vagas anuais e já possui 220 estudantes, sendo que 80% deles são oriundos da região. “Nós apostamos num projeto arrojado, em um curso que conta com 9 mil horas/aulas, muito além das 7 mil horas exigidas pelo governo federal. Trata-se de um curso que atende às demandas da região e que vem para suprir a falta de médicos. Enquanto que na região de Porto Alegre temos 10 médicos para cada mil habitantes, na nossa região temos 0,7 para cada mil habitantes”, destacou o professor.

Brust lembrou que, desde o ano passado, diferentes especialidades são trabalhadas junto ao Hospital Bom Pastor e Hospital de Caridade de Ijuí: por meio da Clínica Médica, o curso atende as especialidades de Gastroenterologia, Neurologia, Cardiologia, Nefrologia, Endocrinologia, Dermatologia, Pneumologia, Reumatologia, Psiquiatria, Hematologia, Urologia, Proctologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Infectologia e Oncologia. Através da Clínica Cirúrgica, Ambulatórios de pequenas cirurgias e atendimentos cirúrgicos, Pré-Anestesia, Cirurgia Vascular, Endoscopias, Oncologia Cirúrgica, Neurocirurgia, Ortopedia e Traumatologia, Proctologia e Urologia. Há, ainda, a especialidade de Ginecologia e, mais recentemente, Pediatria.

“Esse atendimento está disponível à população e, inclusive, aos pacientes da região, conveniados ao Cisa. Eles são atendidos pelos médicos preceptores com acompanhamento dos estudantes do curso”, completou o coordenador, lembrando que a inserção dos acadêmicos na Atenção Primária à Saúde e nos hospitais têm qualificado o atendimento à população.

Todos os municípios conveniados têm os médicos preceptores credenciados junto ao Cisa. De forma online, as Secretarias Municipais de Saúde realizam o agendamento da consulta, que é realizada com a participação dos acadêmicos.

Vestibular Verão Unijuí 2023

6 de outubro de 2022
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados