Da agricultura familiar para a merenda escolar em Panambi - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Da agricultura familiar para a merenda escolar em Panambi

24 de novembro de 2022

Nessa segunda feira, 21, as serventes que atuam nas cozinhas das Escolas Municipais de Panambi, tiveram o último encontro do ano que faz parte das 20 horas de formação continuada anuais, promovidas pela SMEC, através do Setor de Alimentação Escolar.
Nesse dia as cozinheiras deixaram para trás seus aventais e foram conhecer algumas propriedades rurais de fornecedores da Agricultura Familiar, para ver de perto de onde vem os alimentos que vão para às cozinhas das escolas, conhecer todas as fases do processo de plantio (verduras e legumes) e produção de leite e seus derivados.


Este encontro da alimentação escolar com a agricultura familiar, tem promovido um importante avanço ao permitir que alimentos saudáveis e com vínculo regional, produzidos diretamente pela agricultura familiar, possam ser consumidos diariamente pelos alunos da rede pública de ensino.


O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) prevê que 30% do valor total gasto com a alimentação escolar, seja usado com a compra de produtos produzidos pela chamada Agricultura Familiar, que são os pequenos produtores. Uma missão que não é muito difícil já que a Agricultura Familiar em Panambi tem se fortalecido muito nos últimos anos.
As coordenadoras do Setor de Alimentação relatam que foi muito gratificante poder ver e aprender todo esse processo que os alimentos passam até chegar a cozinha das escolas. O produto chega com mais qualidade e incentiva dessa forma o pequeno produtor rural e a alimentação saudável de nossos alunos.
Dentro da programação foi organizado um almoço especial para as participantes nas dependências do Ginásio Municipal. E ainda na parte da tarde uma roda de conversa com a professora aposentada Jurema Schmidt, que trouxe para o grupo palavras de incentivo e crescimento pessoal.


A Coordenadora do Setor de Alimentação, Taila Deckert e a nutricionista Monica Dessbessell Castro também se dirigiram ao grupo manifestando agradecimento à colaboração e comprometimento de todos os envolvidos no planejamento e organização da programação.
“Gratidão à nossa super equipe de cozinheiras da Rede Municipal de Ensino de Panambi, que preparam com tanto amor e dedicação os deliciosos alimentos que vão para o prato de nossos estudantes” destacou a coordenadora Taila.

Vestibular Verão Unijuí 2023

6 de outubro de 2022
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados