Defesa Civil instala monitoramento para prevenção de cheias em Santo Ângelo – NoroesteOnline.com

Defesa Civil instala monitoramento para prevenção de cheias em Santo Ângelo

2 de setembro de 2018
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Defesa Civil instala monitoramento para prevenção de cheias em Santo Ângelo

Com a medida o departamento do município pretende prevenir e minimizar efeitos dos desastres naturais em períodos chuvosos

O Departamento de Defesa Civil de Santo Ângelo iniciou na última segunda-feira, 27, e finalizou nesta quarta-feira, 29, a instalação de réguas para monitorar os pontos suscetíveis a alagamentos e que foram os mais atingidos nas fortes chuvas de 2017, passando a observar os níveis de água do Rio Itaquarinchim e São João.

Na segunda-feira, foi instalada a régua às margens do Rio São João. O local no ano anterior sofreu com a cheia que chegou aos 3,20 metros e interrompeu o trânsito na estrada que liga o município até a Barra do São João, provocando sérios prejuízos ao setor primário com a interrupção do escoamento da produção leiteira e suína.

Nesta quarta-feira, a régua de monitoramento foi colocada junto à ponte de ferro do Bairro Meller, banhado pelo Rio Itaquarinchim. Os moradores da região em questão sofrem quando o rio atinge grandes níveis de água e acaba saindo do seu leito, atingindo assim dezenas de casas ao redor.

De acordo com o diretor da Defesa Civil, Adelar Cavalheiro, as réguas foram adquiridas com recursos próprios do município e irão ajudar no mapeamento das áreas que podem ser atingidas quando os rios subirem. “A partir da medida registrada na régua vamos conseguir saber quais locais podem ser atingidos em uma possível cheia”, explica.

Adelar ainda destaca a importância de cada cidade possuir um monitoramento que ajude a diminuir as perdas materiais e humanas quando acontecem desastres naturais. Os dados colhidos com a monitoria serão utilizados em um banco de informações do município e irão ser repassados também para o Sistema de Informações de Desastres (SID) e para a Secretaria Nacional de Saneamento Básico.

Vestibular de Inverno 2019 Unijuí

20 de maio de 2019
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content