Departamento de Políticas para as Mulheres tem programação especial durante os 16 Dias de Ativismo em Ijuí - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com

Departamento de Políticas para as Mulheres tem programação especial durante os 16 Dias de Ativismo em Ijuí

3 de dezembro de 2020

Anualmente, entre os dias 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e 10 de novembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, entidades do mundo inteiro se mobilizam para promover ações de conscientização e engajamento na prevenção e na eliminação da violência contra as mulheres e meninas. Ijuí integra esse movimento conhecido como 16 Dias de Ativismo. E, dentro da programação organizada pela Coordenadoria Municipal da Mulher e entidades/instituições parceiras, aconteceu ontem à visita do Ônibus Lilás, disponibilizando atendimento e material informativo sobre violência de gênero e divulgação dos serviços oferecidos pelo Estado do Rio Grande do Sul.

Ao prestigiar a iniciativa, o prefeito Valdir Heck comenta a importância das políticas públicas de garantia de direitos das mulheres e, também, os avanços alcançados no município de Ijuí. “Entendemos que este é um tema permanente e de construção continuada. “Nos nossos governos crescemos muito e fortalecemos tanto quanto possível as ferramentas de apoio e defesa das mulheres vítimas de violência”, afirmou.

Para a diretora de Políticas para as Mulheres, o 16 Dias de Ativismos é um evento de extrema importância por chamar a atenção do mundo inteiro em torno dessa causa. “A violência contra mulheres e meninas acontece todos os dias e em todos os lugares, mas essas datas servem para nos lembrar que ainda há muito há ser feito para combater qualquer tipo de discriminação por gênero”, explica Bianca Feijó.

A titular da Coordenadoria da Mulher, Noemi Huth, convida a comunidade para acompanhar a programação. “Tendo em vista a excepcionalidade imposta pela pandemia durante este ano, a maior parte da nossa programação é on-line. Assim podemos chegar com segurança ao maior número de pessoas”, argumenta. As próximas atividades programadas podem ser conferidas aqui.

Ônibus Lilás

O Ônibus Lilás é a forma com que o Estado encontrou de chegar até as mulheres do interior gaúcho. Ele é uma unidade móvel projetada e adaptada especialmente para o atendimento fora de Porto Alegre, oportunizando auxílio e informação para as mulheres de todo o Rio Grande do Sul, assim como o acesso aos serviços da rede de atendimento à mulher em situação de violência. O ônibus é equipado com duas salas fechadas que garantem a privacidade da vítima, copa, banheiro e uma equipe composta por profissionais das áreas de serviço social, psicologia, atendimento jurídico e segurança pública.

Esse serviço pode ser solicitado  em qualquer dia do ano por qualquer um dos 497 municípios gaúchos e é utilizado para que exista uma integração efetiva dos diversos serviços que oferecem um atendimento humanizado às mulheres.

Vestibular Verão 2021 Unijuí

23 de outubro de 2020
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados