Departamento desenvolve Projetos voltados ao empreendedorismo solidário e à comunicação escolar – NoroesteOnline.com

Departamento desenvolve Projetos voltados ao empreendedorismo solidário e à comunicação escolar

10 de agosto de 2019
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Texto: Natália Langer, bolsista de Popularização da Ciência da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.

A Unijuí busca, com projetos de extensão, estabelecer uma relação com a comunidade para que o conhecimento e a pesquisa promovam o desenvolvimento e a qualidade de vida local. A partir desta semana uma série matérias vai destacar os projetos de extensão em desenvolvimento na Universidade. Confira!

O Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC) desenvolve dois importantes projetos: o Gestão Social e Cidadania e o Rádio, Tecnologias e Empreendedorismo, ambos voltados para o desenvolvimento regional, com enfoque no empreendedorismo solidário e na comunicação escolar.

O projeto Gestão Social e Cidadania envolve outros quatro subprojetos. Entre eles o de “Economia Solidária”, que está em desenvolvimento desde 2002, mantendo um vínculo de grande importância com a Associação dos Catadores de Economia Solidária (ACATA) e com a Associação de Recicladores da Linha 6, para a capacitação das pessoas e auxílio na manutenção dos negócios. Outra iniciativa assessorada é a Feira de Economia Solidária (FECONSOL), que acontece no Campus Ijuí a cada 15 dias, estimulando empreendimentos de agricultura familiar e de artesãos do município.

A professora coordenadora do núcleo de extensão e cultura do DACEC, Marcia Formentini, explicou, em entrevista à Rádio Unijuí FM, como acontece a organização do projeto. “Essa relação com a comunidade acontece de uma forma muito bem organizada e planejada, realizando um filtro com esses empreendimentos sociais solidários, para capacitá-los. Oferecemos oficinas de higienização, de como podem ser apresentados os produtos, toda a questão de vigilância também. É uma relação que se estabelece junto com o município, que faz esse trabalho”, salientou.

Outro subprojeto é o “Gestão Social, Cidadania, Comunicação e Informação”, que objetiva levar informações relacionadas ao tema de gestão social e cidadania, de políticas públicas, e temas afins para a Unijuí FM. O Projeto abarca, ainda, a “Assessoria Contábil”, direcionando seu foco em ensinar aos empreendedores como gerenciar os valores que eles arrecadam, de que forma podem fazer a gestão das suas receitas e despesas, além de entender se realmente esses valores estão dando para manter o respectivo negócio, apontando as possíveis dificuldades.

EAD UNIJUÍ

31 de julho de 2019
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content