Deputado Loureiro pede vistoria técnica na ponte sobre o rio Ijuí na ERS 344 – NoroesteOnline.com

Deputado Loureiro pede vistoria técnica na ponte sobre o rio Ijuí na ERS 344

20 de janeiro de 2020
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Nos últimos dias, um empresário de Santo Ângelo passou de barco no rio Ijuí e acabou filmando e fotografando a estrutura por baixo da pista de rolagem, a parte debaixo da ponte, localizada na divisa entre os município de Santo Ângelo e Entre-Ijuís, vista somente por quem passa pelo rio. Há alguns anos, a ponte abriu um vão entre o concreto o que causou alvoroço naquela época na população, já que a estrutura balançava com o passar dos veículos. Na época o Daer realizou a manutenção da ponte e garantiu a segurança da estrutura.

As barras de ferro debaixo da estrutura de concreto fazem parte da amarração de segurança feito pelo Daer, justamente para não ter tanta abertura nos vãos de concreto da ponte. Os vão são feitos justamente porque a ponte é de concreto e a estrutura precisa trabalhar.

Com as fotos colocadas nas redes sociais o povo novamente ficou em pânico acreditando que a ponte pode desabar dentro do rio Ijuí a qualquer momento. Diante da situação, o deputado estadual, santo-angelense Eduardo Loureiro enviou ofício ao DAER e ao secretário dos Transportes, Juvir Costela, pedindo imediata vistoria técnica no local, que fica no quilômetro 101 da RS-344.

Loureiro alerta que a situação precisa ser analisada e esclarecida sob o ponto de vista técnico. “Diante das imagens veiculadas e da enorme preocupação manifestada pela comunidade regional, se faz necessário um amplo e imediato estudo técnico. A ponte em questão liga vários municípios e regiões. Qualquer problema colocará em risco a segurança de milhares de pessoas e causará grandes prejuízos econômicos”, comenta o deputado.

A ponte que foi construída na década de 60 fopi projetada para suportar veículos de até 35 toneladas, hoje, cruzam pelo local carretas com 60 toneladas. “O reparo feito pelo Daer não é definitivo, mas é suficiente para os próximos 20 anos”, havia divulgado o governo do estado quando efetuou os reparos emergenciais na ponte.

Para quem está com medo de passar pela ponte, existe a ERS 218, trecho que liga Santo Ângelo até Catuípe, que pode ser utilizado de desvio, acessando posteriormente a ERS 342 até chegar na BR 285.

Foto: Nerison Abreu

EaD UNIJUÍ – 100% a distância

12 de maio de 2020
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content