Dezembro Laranja: Médica da Unimed alerta sobre casos de câncer de pele – NoroesteOnline.com

Dezembro Laranja: Médica da Unimed alerta sobre casos de câncer de pele

7 de dezembro de 2018
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

O último mês do ano chegou acompanhado do movimento de combate ao Câncer de Pele. Conforme a Sociedade Brasileira de Dermatologia a campanha Dezembro Laranja é dedicada às ações para “lembrar como evitar o câncer mais comum no País”. Na Unimed Noroeste/RS, os colaboradores foram orientados pela dermatologista Cristiane Lüdtke Heuser sobre as formas de prevenção e da necessidade de adotar medidas protetoras. O encontro ocorreu nesta quinta-feira, 6.

Os dados alarmantes apresentados pela médica apontam que 33% dos cânceres no Brasil correspondem aos de Pele (Melanoma e Não Melanoma). Além disso, Cristiane citou estimativas que apontavam para 180 mil novos casos neste ano. As regiões Sul e Sudeste do País são as com maior índice de raios ultravioletas.

A partir do tema “Câncer de Pele e Medidas de Fotoproteção”, Cristiane Heuser abordou a importância de ações educativas e a necessidade dos cuidados. Evitar a exposição ao sol entre 10h e 15h é um deles. Mas quando é inevitável, o filtro solar deve ser aplicado, aliado de fotoproteção mecânica, como a utilização de chapéu, roupa comprida, óculos com proteção adequada e até mesmo vestuário que contenha proteção à radiação ultravioleta. “Barreira mecânica protege mais que o protetor solar. É mais segura, eficiente e econômica”, reforçou. A proteção em dias nublados também foi evidenciada. Embora o filtro feito pelas nuvens, existe uma passagem de 80% da radiação ultravioleta.

Assim como para outras patologias, conhecer o próprio corpo, “se olhar” e identificar possível alterações foi outra orientação da dermatologista. “Ninguém conhece melhor a gente, do que a gente mesmo”, garantiu. Ao perceber mudanças, como pintas ou manchas, é necessário procurar um especialista. Ao finalizar, Cristiane Lüdtke Heuser reforçou o conceito da campanha nacional do Dezembro Laranja, com o mote “Se exponha mas não se queime!”.

Para o gerente Assistencial do Hospital Unimed Noroeste/RS, Günter Melchiors, as palestras aos funcionários são também uma oportunidade de estender o conhecimento. Isto porque, estes tornam-se disseminadores das informações em seu círculo familiar e de amizades, de forma a conscientizar mais pessoas sobre a importância da prevenção.

Pós-Graduação Unijuí

3 de dezembro de 2018
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content