Dia Mundial Contra o Câncer - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Dia Mundial Contra o Câncer

4 de fevereiro de 2021

HCI reforça trabalho da equipe multidisciplinar no acolhimento emocional dos pacientes

O Centro de Alta Complexidade em Oncologia-Cacon do Hospital de Caridade de Ijuí(HCI) é considerado o mais completo centro especializado em tratamento do câncer no interior do Estado do Rio Grande do Sul com serviços, como consultas especializadas em oncologia, tratamentos de quimioterapia, radioterapia, braquiterapia, cirurgias oncológicas, reparadoras e equipe multiprofissional composta por médicos especialistas, enfermeiros, assistente social, nutricionista, psicólogo, farmacêuticos, fisioterapeutas e equipes administrativas de apoio. “ Nossa equipe passa por constantes treinamentos que visam exclusivamente prestar o melhor serviço aos pacientes e familiares. Pontualmente, buscamos fazer aquilo que fariam por nós”, resume a assistente social Ivanir Fischer, com mais de 30 anos de HCI.

A profissional destaca o apoio que o serviço recebe da comunidade, com doações de toda a ordem, principalmente de lanches diários aos pacientes ambulatoriais, que não precisam de internações. “ Diariamente, são mais de 50 ambulâncias que chegam até o HCI vindos de toda a macrorregião e precisamos dar esse suporte aos pacientes”, disse a assistente social. O psicólogo Tiago Pozzatti afirma que a pandemia tem causado aos pacientes, um nível de ansiedade, de irritação, bastante amplificado e ao extremo. “ Em razão de toda essa situação, o acolhimento aqui se faz necessário, onde a equipe possa ouvir, que possa de fato escutar esses pacientes e as famílias que chegam até nós, desde a primeira consulta até o segmento do seu tratamento, independentemente do tempo que fiquem conosco, estamos sempre acolhendo-os e acompanhando-os”, explica Pozzatti.

Mesmo com a pandemia, a equipe multidisciplinar do Cacon teve um desempenho altamente produtivo, como provam os números do último ano, com os seguintes quantitativos: Foram realizadas 32.272 Sessões de Quimioterapia, 87.568 Campos tratados de Radioterapia, 535 inserções de Braquiterapia e 20.106 atendimentos no ambulatório de consultas. “Os números por si só falam da importância do nosso serviço, pois demonstram também o controle existente com os principais convênios, onde primamos pelo atendimento humanizado e tecnologia de ponta, com aparelhos modernos e seguros ao paciente”, avalia a coordenadora administrativa do Cacon Rosaní Staudt Ferraz. As previsões dos especialistas são assustadoras para o ano de 2021, somente na área de abrangência do Cacon, estima-se registros de 3.500 novos casos de câncer.

Saia da zona de conforto: faça pós-graduação Unijuí

23 de fevereiro de 2021
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados