Elite, de Santo Ângelo, completa 97 de história – NoroesteOnline.com

Elite, de Santo Ângelo, completa 97 de história

21 de setembro de 2018
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Galo Carijó retornou ao futebol em 2017, depois de ter fechado as portas em 1987 e de participado da Fusão, com Grêmio SS e Tamoio, que culminou na fundação da S.E.R Santo Ângelo em 1989

Elite Clube Desportivo foi fundado em 1º de setembro de 1921. A primeira diretoria foi empossada em 30 de setembro do mesmo ano. Data esta que passou a ser oficial como da fundação do clube.

Os sócios fundadores do Elite foram: Paiva Filho, Frederico Schnepfleitner, Inocêncio Silva, Carlos Feldmann, José Lucca, João Silva e Leopoldo Kruel.

O Elite era um time formado por jogadores descendentes de todas as raças. Alemães, italianos, poloneses, afro descendentes, caboclos, etc. A diretoria era predominante de elementos de origem européia, sustentado principalmente pelo Comércio
do Povo Novo.

No Porto Velho, só eram elitenses os pertencentes às famílias Lied, Licht e o Subtente Ferreira. A fundação do clube ocorreu na residência da família Schmidt, na rua 3 de outubro, sendo escolhido Frederico Schnepfleitner como o primeiro presidente.

Também foram presidentes do Elite: Frederico Ortmann, Amantino Licht, João Rocha, Constante Sborowski, Carlos Feldmann, Darci Cardoso, Severino Verri, Darvin Gomes, Ricardo Sessegolo, Alfredo Matos, José Souza Lobo, Arnaldo Hepp, João Augusto Rodrigues, Pedro Carrão de Lima, Armindo Birck, Luiz Carlos Feldmann, Antônio Juraci Bueno, Jarbas Mota Aquino, Ludovico Rigoti, Anoar Farah, Lothário Wanckler, Amilto Pulcinelli e Sady da Silva Peçanha. A primeira praça de esportes do Elite estava situada no local onde hoje é a Praça Ricardo Leônidas Ribas (antiga Praça Rio Branco). terreno que fora cedido pela Administração Municipal daquela época.

No ano de sua fundação, o clube possuía uma banda de música, formada por 14 integrantes. O maestro regente, Sr. Armindo, que recebia mensalmente a fabulosa quantia de 300 mil réis. Também havia a orquestra do Elite, composta de três violinos, um pistão, um rebecão e pancadaria (hoje, chamado de
bateria).

Em 18 de outubro de 1921, o Elite disputou a sua primeira partida vencendo o Esporte Clube Catuípe por 3 a 1com gols de Carioca (2) e Nolí. A primeira forma- ção tinha Emílio Schnepfleitner, Carlos Feldmann e Jaime Policarpo. Frit, Alberto Rieger e Helmuth Schnpfleitner. José Lucca, Nolí Kruel, Carioca, Gradim e Horácio Antunes.

O Elite Clube Desportivo foi campeão gaúcho (Série B) em 1958Foi campeão da cidade em 1939, 1940, 1941, 1946, 1947, 1953, 1966 (Supercampeão) e 1968. Além de ter conquistado a Taça Dia do Cronista (1953) e de ter sido a primeira equipe de Santo Ângelo/RS a ter saído do país, na década de 1940, quando o clube alvinegro excursionou à Argentina. O Elite também conquistou a Copa Arnaldo Balvé (1971). Na festa do 1º ano do Elite, foi realizado um pic-nic na chácara de Roberto Frey no dia 7 de outubro de 1922.

Texto: Rodrigo Bergsleithner / Jornal Informal – Santo Ângelo/RS

Fonte: Jornal Informal

Pós-Graduação Unijuí

3 de dezembro de 2018
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content